Variação tinha registrado queda em julho

Mato Grosso do Sul teve um aumento de 3,3% no volume de serviços em agosto deste ano comparado a mesmo período do ano passado, segundo Pesquisa Mensal de Serviços divulgada hoje (15) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado mostra uma melhora em relação ao mês anterior, já que em julho a taxa tinha registrado queda de 0,4%.

Com isso, o Estado ficou entre as seis unidades que registraram resultados positivos, Rondônia (9,6%), Roraima (5,7%), Mato Grosso (3,8%), Rio Grande do Norte (2,6%) e Distrito Federal (2,1%).

Brasil

No país, o cenário é de perdas. Em agosto, o setor de serviços do país registrou variação negativa de 3,5% no volume de serviços, na comparação com igual mês do ano anterior, contra -4,2% de julho e -2,2% de junho.

Na comparação com agosto de 2014, apenas o segmento de Serviços de informação e comunicação apresentou crescimento no volume de serviços (0,2%). As variações negativas, por segmento foram: Serviços prestados às famílias (-8,2%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (-5,2%), Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-4,4%) e Outros serviços (-12,5%). O agregado especial das Atividades turísticas registrou crescimento de 0,1%.

Nesta mesma relação, a receita nominal teve alta de 1,0%, configurando-se como a segunda menor taxa da série iniciada em 2012, sendo a de fevereiro de 2015 (0,9%), a menor. A taxa acumulada da receita nominal no ano atingiu 2,1% e em 12 meses, 3,0%.