Vendas no varejo se recuperam em MS e sobem 1,1% em outubro

Acumulado do ano ainda mostra queda de 5%

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Acumulado do ano ainda mostra queda de 5%

Depois de um recuo em setembro, as vendas varejo começaram a se recuperar e subiram 1,1% em outubro, como aponta a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta quarta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o 11º melhor resultado do ranking nacional.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro, o índice mostra uma redução de 5% e nos últimos 12 meses a queda é de 4,3% nas vendas no comércio varejista.

Na passagem de setembro para outubro de 2015, as vendas no varejo foram positivas para 21 das 27 Unidades da Federação, com as maiores taxas de variação sendo observadas no Ceará (3,5%) e no Rio Grande do Norte (2,1%). Tocantins e Espírito Santo, ambos com variação de -0,8%, formaram os estados com recuos mais acentuados nessa comparação.

Em outubro de 2015, o volume de vendas no comércio varejista variou 0,6% frente ao mês imediatamente anterior no país. E cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram variação positiva, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,0%), tecidos, vestuário e calçados (1,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%), os dois últimos com crescimento após recuos de 1,4% e 1,0%, respectivamente.

Com decréscimo entre setembro e outubro figuram equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-9,2%), combustíveis e lubrificantes (-2,6%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%).

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário