Cotidiano / Economia

Semana de Agroecologia debate consumo de alimentos saudáveis

Evento acontece em Dourados 

Midiamax Publicado em 28/09/2015, às 17h50

None
agroecologia_feira_dourados.jpg

Evento acontece em Dourados 

O consumo de alimentos saudáveis está entre os debates da Semana de Incentivo à Agroecologia de Dourados, que acontece de 28 de setembro a 3 de outubro em Dourados, região sul do Estado.

A programação começou hoje (28) com visita de uma comissão de empresários do setor gastronômico filiados à Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seção MS). Às 18h30, na Câmara de Vereadores, acontece o pronunciamento do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Milton Padovan.

Na terça-feira, das 17h às 22h, acontece a exibição do documentário “O veneno está na mesa 50”, na feira agroecológica do Parque dos Ipês que começa às 17h. De quarta-feira à sexta-feira, a Embrapa Agropecuária Oeste realiza em sua unidade, na BR-163, saída para Caarapó, a “Oficina de Concertação em Agroecologia”.

Na sexta-feira, das 17h às 22h, durante a feira agroecológica do Izidro Pedroso/W5, será lançada a Rádio Agroecol. A ação é do Fórum Municipal de Ecosol, Agrovargas e produtores de Itahum. No sábado, das 7h às 10h, a Aglaer e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) promovem uma visita ao projeto de recuperação de nascentes realizado em Indápolis.

Também no sábado, das 9h às 12h, tem uma manifestação pública em defesa do consumo de alimentos livres de agrotóxicos na Praça Antônio João, organizada pela Secafe, Aglaer, Condam, Uems, UFGD, Secretaria Municipal de Educação de Dourados.

No sábado, das 17h às 22h, tem ações de conscientização sobre o consumo de alimento saudável na feira agroecológica de Vila Vargas, promoção da Semafes e da UFGD.

A Semana de Incentivo à Agroecologia de Dourados instituída pela Lei nº 3.773, proposta pelo vereador Elias Ishy e aprovada pela Câmara Municipal de Dourados, integra o calendário oficial de eventos do município.

O evento, que é realizado pelo Sebrae/MS Regional Sul e Prefeitura de Dourados, através da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), pretende ampliar a utilização de produtos orgânicos nos restaurantes de Dourados. No Festival Gastronômico, que aconteceu nos meses de junho e julho, a Prefeitura já tinha exigido no regulamento a utilização de pelo menos um item agroecológico.

Jornal Midiamax