Retiradas da poupança batem recorde em junho

Foi a maior saída de recursos em 20 anos
| 07/07/2015
- 20:49
Retiradas da poupança batem recorde em junho

Foi a maior saída de recursos em 20 anos

Faz seis meses que os brasileiros estão retirando mais dinheiro da poupança do que colocando e em junho as retiradas da poupança bateram recorde. Foi a maior saída de recursos em 20 anos.

No primeiro semestre deste ano, os brasileiros sacaram mais dinheiro da caderneta do que depositaram. A perda foi de mais de R$ 38,5 bilhões. O pior resultado para um semestre registrado pelo Banco Central. Em junho, os saques também foram muito altos. A perda da poupança chegou a R$ 6,2 bilhões.

Muitas pessoas estão recorrendo à poupança para cobrir os gastos do dia a dia, mas tem uma outra explicação para essa saída da poupança: os economistas dizem que quem não está usando esse dinheiro para pagar as dívidas, está mudando de investimento. Já que a poupança rende menos.

O levantamento de uma associação de executivos de finanças mostra que. nos últimos 12 meses. os fundos de renda fixa renderam 10,30%, a poupança 7,39% já descontando o imposto de renda que é cobrado na renda fixa.

“As pessoas que estão conseguindo fazer essa migração, elas estão aproveitando a oportunidade do aumento da taxa de juros. Essas pessoas que estão em outro cenário, estão tendo que usar as suas reservas para pagar as contas do mês. Então são dois cenários distintos, mas que os dois refletem no saque da poupança”, explica o especialista em finanças, Leonardo Gomes.

Veja também

Número será apresentado a investidores em leilão nesta quinta-feira (18)

Últimas notícias