Produção deve superar 7,3 milhões/t de soja na safra 2015/2016 e bater recorde em MS

Plantio já foi concluído no Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Plantio já foi concluído no Estado

A produção de soja deve superar 7,3 milhões na safra 2015/2016, o que representa um aumento de 6% no que deverá ser a maior da história em Mato Grosso do Sul, segundo estimativa publicada nesta quarta-feira (9) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS).

Os números são preliminares, mas já mostram que a área disponibilizada para plantio de soja na safra 2015/2016 é de 2,4 milhões de hectares, 100 mil hectares a mais que no ciclo passado, um aumento de 4% em relação a safra 2014/2015.

“Este foi um ano muito bom para a agricultura no Estado. O produtor sul-mato-grossense investiu em tecnologia, escolhendo variedades mais resistentes de soja, e já se prepara para um excelente ciclo de milho, com projeção de 9 milhões de toneladas, aumento de 9% se comparado ao ciclo anterior. Ele enfrenta o El Ñino mais intenso dos últimos anos, e ainda tem que lidar com as variações do câmbio, tanto na aquisição de insumos como na comercialização do grão. Como produtor e representante de uma entidade que prioriza o agricultor posso dizer que concluímos com êxito o plantio de soja desta temporada”, afirmou o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto.

Os dados sobre as áreas de plantio do Estado são divulgados em relatórios do Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta criada e mantida pela Aprosoja/MS. que monitora 70% dos municípios produtores de soja. Somente neste ano, quatro equipes de técnicos que abastecem o Siga visitaram propriedades rurais em 45 municípios, acompanhamento que corresponde a 2,1 milhões de hectares. “As informações disponibilizadas ajudam o agricultor na tomada de decisão, quanto a técnicas de manejo, por exemplo. Isso faz com que ele se torne mais competitivo no campo e no mercado”, complementa Bortolotto.

Circuito Aprosoja

A rodada de palestras voltadas ao produtor percorreu os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante, Amambai, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Naviraí e Campo Grande e contou com participação de mais de 1,2 mil pessoas.

A meta da Associação para 2016 é aumentar para 13 o número de municípios e envolver mais ainda mais produtores. “Os polos produtivos do Estado são beneficiados com a iniciativa que leva conhecimento técnico sobre custos de manejo, mercado futuro, dicas de comercialização, entre outros”, explica o analista de grãos da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

salário