Produção deve superar 7,3 milhões/t de soja na safra 2015/2016 e bater recorde em MS
Plantio já foi concluído no Estado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Plantio já foi concluído no Estado
A produção de soja deve superar 7,3 milhões na safra 2015/2016, o que representa um aumento de 6% no que deverá ser a maior da história em Mato Grosso do Sul, segundo estimativa publicada nesta quarta-feira (9) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS).
Os números são preliminares, mas já mostram que a área disponibilizada para plantio de soja na safra 2015/2016 é de 2,4 milhões de hectares, 100 mil hectares a mais que no ciclo passado, um aumento de 4% em relação a safra 2014/2015.
“Este foi um ano muito bom para a agricultura no Estado. O produtor sul-mato-grossense investiu em tecnologia, escolhendo variedades mais resistentes de soja, e já se prepara para um excelente ciclo de milho, com projeção de 9 milhões de toneladas, aumento de 9% se comparado ao ciclo anterior. Ele enfrenta o El Ñino mais intenso dos últimos anos, e ainda tem que lidar com as variações do câmbio, tanto na aquisição de insumos como na comercialização do grão. Como produtor e representante de uma entidade que prioriza o agricultor posso dizer que concluímos com êxito o plantio de soja desta temporada”, afirmou o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto.
Os dados sobre as áreas de plantio do Estado são divulgados em relatórios do Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), ferramenta criada e mantida pela Aprosoja/MS. que monitora 70% dos municípios produtores de soja. Somente neste ano, quatro equipes de técnicos que abastecem o Siga visitaram propriedades rurais em 45 municípios, acompanhamento que corresponde a 2,1 milhões de hectares. “As informações disponibilizadas ajudam o agricultor na tomada de decisão, quanto a técnicas de manejo, por exemplo. Isso faz com que ele se torne mais competitivo no campo e no mercado”, complementa Bortolotto.
Circuito Aprosoja
A rodada de palestras voltadas ao produtor percorreu os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante, Amambai, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Naviraí e Campo Grande e contou com participação de mais de 1,2 mil pessoas.
A meta da Associação para 2016 é aumentar para 13 o número de municípios e envolver mais ainda mais produtores. “Os polos produtivos do Estado são beneficiados com a iniciativa que leva conhecimento técnico sobre custos de manejo, mercado futuro, dicas de comercialização, entre outros”, explica o analista de grãos da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.