Procura por Certificação Digital cresce quase 30% entre janeiro e maio de 2015
Entre janeiro e maio de 2015, foram emitidos 1,2 milhão de certificados no país
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Entre janeiro e maio de 2015, foram emitidos 1,2 milhão de certificados no país
O número de Certificações Digitais, que consiste numa assinatura virtual com validade jurídica, tem crescido significativamente no Brasil. Só entre janeiro e maio de 2015, foram emitidos 1,2 milhão de certificados no país.
O número é 27% maior se comparado ao mesmo período de 2014 e 34% superior em relação ao acumulado dos meses em 2013. Os dados são da Fenacon Certificação Digital, órgão credenciado como Autoridade Certificadora e apto a credenciar Autoridades de Registro.
O presidente da Fenacon, Mario Berti explica que a procura pelas certificações reflete o interesse dos empresários e dos cidadãos em se identificar no meio virtual de forma segura e confiável. “O Certificado Digital é a identidade da pessoa jurídica ou física no meio digital. Estar adequado a estes avanços tecnológicos facilita o acesso a diversos serviços, insere a empresa no universo do e-Social e reduz custos com deslocamentos e documentos físicos”, avalia Berti.
Ele ainda destaca que nos últimos anos diversas mudanças na legislação fiscal também impulsionaram a busca pela Certificação Digital tanto por pessoas jurídicas como pessoas físicas. “Alguns exemplos são a emissão da NFS-e e da NF-e, a instituição do e-Social, a cultura de desmaterialização de documentos e assinaturas e a entrega das declarações tributárias para os órgãos públicos”, conclui.
Como obter um Certificado Digital
1° passo: Solicitação do certificado
É necessário escolher uma Autoridade Certificadora Habilitada, como a Fenacon Certificação Digital (www.fenaconcd.com.br), para preencher a solicitação. Além disso, deve-se optar por um dos dois tipos de certificação: A1, que sempre possui validade de um ano e fica armazenada direto no computador; e A3, que pode ter validade de um a três anos e requer um hardware específico para ser armazenada.
2º passo: Validação presencial
Conforme as regras do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão federal que regulamenta a Certificação Digital no Brasil, para emitir um Certificado Digital é preciso comparecer à validação presencial, em um dos postos de atendimentos espalhados pelo país, com a documentação requisitada para a conferência dos dados. A lista de documentos pode ser acessada por meio do site www.fenaconcd.com.br/validacao.
3º passo: Emissão do certificado
Com o processo de validação finalizado com sucesso, é possível emitir o certificado no mesmo momento, ainda no posto de atendimento. O agente de validação fará todo o procedimento necessário.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.