é o primeiro município

Glória de Dourados é o primeiro município do Estado a ter uma cooperativa de solidário, voltada principalmente ao atendimento de agricultores familiares.

A Cresol MS, que somente nos quatro primeiros meses de safra, liberou cerca de trezentos milhões para o custeio de lavouras e investimentos nas propriedades dos seus cooperados no sul do País, inaugurou sua primeira unidade no Mato Grosso do Sul no último dia 29, contando com a presença de diversas lideranças e autoridades da região.

Durante o ato de inauguração, o diretor-presidente da Cresol-MS, Olácio Mamoru Komori, destacou que o credenciamento da cooperativa junto ao Banco Central (BC) abre as portas para agricultores familiares das regiões do Cone Sul, Vale do Ivinhema e da Grande Dourados mas que, futuramente o projeto também pode ser ampliado para outros municípios do Estado.

O secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas comentou sua expectativa quanto a possibilidade da instalação de outras unidades da Cresol no Mato Grosso do Sul, ao lembrar que uma das maiores demandas do pequeno produtor, hoje, é o crédito.  “A Cresol é uma alternativa, especialmente para o agricultor familiar, de acesso ao credito com condições diferenciadas. Isso, sem duvida, ajudará a alavancar o desenvolvimento da produção dos pequenos produtores em toda região”, disse.

Ao lembrar o histórico da cooperativa, destacando sua solidez e tradição nos Estados do Sul do País, o secretário destacou a importância da sua instalação em Mato Grosso do Sul ao mesmo tempo em que parabenizou todos os agentes que de alguma forma estiveram envolvidos no processo, que classificou como sendo uma promissora parceria.

Durante a programação da inauguração, dois painéis foram apresentados e, no segundo deles, o técnico Ivan de Oliveira, da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) palestrou junto de Gerson Faccina, delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MS, tratando sobre “Cooperativismo de crédito solidário e o fortalecimento da agricultura familiar no Mato Grosso do Sul”.

A Cooperativa

A Cresol MS e vinculada à Central Cresol Sicoper, um sistema de cooperativas criado por agricultores familiares de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em 1993, cujo objetivo é oferecer, além do crédito e desenvolvimento, inclusão social aos associados, que são os donos, beneficiários e fornecedores da cooperativa. Sua missão é fortalecer e estimular a interação solidária entre agricultores e cooperativas através do crédito orientado e da educação financeira com a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento sustentável.

Para tanto, a Cresol MS oferece diferentes serviços, tais como, conta corrente (com isenção de taxas administrativas), depósito à vista, depósito a prazo cooperativo, cartão de crédito, empréstimos pessoais (microcrédito), seguros, recebimento de benefícios, pagamento de títulos entre outros serviços.

Além do município sede, a Cresol MS terá abrangência nas cidades de Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.