Missão europeia deve vir ao Estado em fevereiro

Foto: Marithê Lopes

Um pedido de reabilitação das exportações de bovina da zona de fronteira de para União Europeia foi protocolado no Mapa (Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), pelo Governo, Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal), SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura) e entidades representativas do setor produtivo. O pedido foi motivado por previsão de uma visita da missão europeia em fevereiro.

Segundo o secretário da Sepaf (Secretária de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Fernando Mendes Lamas, as exportações podem trazer resultados extremamente positivos para a economia de Mato Grosso do Sul. Ele ressaltou o empenho de produtores, colaborado e instituições governamentais para que as ações preventivas tenham resultado satisfatório.

A Iagro e a SFA/MS devem intensificar, a partir dos pedidos, ações no sentido de preparar o Estado para a visita da missão que pode resultar no aumento de propriedades em condições de para a União Europeia e ainda acabar com as restrições de trânsito de animais de áreas habilitadas e não habilitadas.

Mato Grosso do Sul possui 205 propriedades fora da zona de fronteira – que inclusive já foram auditadas este ano – aptas a exportar para o bloco.

Os animais cuja carne é exportada para a União Europeia hoje cumprem exigências de permanência de pelo menos 90 dias em área habilitada e no mínimo 40 dias na ultima propriedade.

Um pedido similar foi encaminhado às autoridades sanitárias chilenas, com o propósito de exportar carne bovina dessa região fronteiriça para aquele país.