Anúncio foi feito pelo ministro do

Depois de inúmeras solicitações de produtores rurais de todo o país, o ministro interino do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, prorrogou por mais um ano o prazo para inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural), que terminaria na próxima semana.

“O Governo Federal deu um passo importante pra que efetivamente a gente consiga consolidar o Cadastro Ambiental Rural. Não havia condições para que os produtores brasileiros e governos cumprissem a meta de 100% no prazo que estava anteriormente estabelecido. Essa situação geraria um comprometimento do a partir do dia 6 de maio. Por isso, a atitude do ministério é altamente positiva”, avaliou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) durante audiência da Comissão de Agricultura da Câmara, e de acordo com Gaetani a prorrogação será publicada no Diário Oficial da União da próxima semana. Até o final do último mês de abri menos de 10% dos produtores do Estado haviam aderido ao CAR.

Criado pelo Código Florestal e aprovado em maio de 2012, o CAR serve como um banco de informações sobre os imóveis rurais. O cadastro reúne dados como a delimitação das áreas de proteção, reserva legal, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública.

Verruck acredita que com o aumento do prazo concedido pelo Governo Federal, o Estado terá condições de ampliar a adesão dos proprietários rurais ao CAR por meio de campanhas de divulgação e orientação sobre o Cadastro.