Governo de MS estabelece nova data para vazio sanitário e semeadura do algodão

Vazio será de 15 de setembro a 30 de novembro nos municípios produtores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Vazio será de 15 de setembro a 30 de novembro nos municípios produtores

A Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e a Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar) estabeleceram nesta quarta-feira (2) uma nova data limite para o período de vazio sanitário e semeadura do algodão no Estado, segundo publicação no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.

Nos municípios produtores, situados nas regiões norte e nordeste do Estado (Água Clara, Alcinópolis, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora), o vazio sanitário do algodoeiro será de 15 de setembro a 30 de novembro de cada ano. Para os demais municípios, ficou estabelecido o período de 16 de junho a 30 de agosto.

A semeadura do algodoeiro teve data limite estabelecida até 31 de janeiro nos municípios produtores, e 31 de dezembro nas demais cidades.

Segundo o documento, o objetivo é evitar a disseminação da praga Anthonomus grandis, o bicudo do algodoeiro, que pode causar sérios prejuízos para a atividade.

Para a decisão foram levadas em consideração vários fatores: a diminuição do ciclo da cultura em função do clima e da época de plantio, a utilização de novas cultivares, a prática do plantio adensado, o sistema de plantio em sucessão  de soja, feijão e  algodão adotado comumente nas regiões produtoras de algodão, as vantagens deste novo sistema, e a tendência de otimização do período de entressafra.

Conteúdos relacionados