Fundação de pesquisa confirma foco de ferrugem asiática na soja em Chapadão do Sul
Em outras regiões do Brasil já há confirmação de focos da doença
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em outras regiões do Brasil já há confirmação de focos da doença
Foi diagnosticado dia 30 de dezembro o primeiro foco de ferrugem asiática na cultura da soja na safra 2014/15, na região dos Chapadões, no município de Chapadão do Sul. A responsável pelo diagnóstico foi a pesquisadora Alexandra Botelho, da Fundação Chapadão.
De acordo com a pesquisadora, as folhas com ferrugem foram enviada por técnicos da fazenda da região de Chapadão do Sul, procedente da cultivar Anta 82, no estágio R 5 (fase enchimento de grãos), na área do foco o produtor já havia efetivado as primeiras aplicações com fungicida específico para o controle da ferrugem.
A Fundação vinha alertando aos produtores quanto a esta possível ocorrência, pois as condições de clima (umidade e temperatura) estavam propícias ao desenvolvimento da doença. Os produtores devem continuar o monitoramento e as aplicações nas áreas já programadas. Nos talhões em que a soja estiver na fase de R1, há necessidade de proceder as aplicações, e nas áreas que a soja estiver na fase vegetativa há necessidade de intensificar o monitoramento para tomada de decisão quanto à necessidade de aplicação e produto a ser aplicado.
Outra prática que deve ser adotada pelo produtor é o manejo antirresistência, que compreende as ações que definidas pelo Consórcio Antiferrugem: usar sempre misturas comerciais formadas por dois ou mais fungicidas com modo de ação distintos; não utilizar mais que duas aplicações do mesmo produto em sequência e utilizar no máximo duas aplicações dos produtos contendo SDHI por cultivo; os fungicidas devem ser usados preventivamente; evitar aplicações em alta pressão de doença e de forma curativa; incluir todos os métodos de controle de doenças, dentro do programa de manejo integrado.
Em outras regiões do Brasil já há confirmação de focos da doença. Assim, o alerta dos pesquisadores é para que os produtores e consultores fiquem atentos, pois os prejuízos provenientes do descuido do controle da doença podem ser bastante comprometedores para o agronegócio soja, dentro e fora da propriedade.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.