Dólar cai 0,66% ante real por otimismo com Grécia
O dólar fechou em queda ante o real nesta segunda
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O dólar fechou em queda ante o real nesta segunda
O dólar fechou em queda ante o real nesta segunda-feira, refletindo o otimismo nos mercados externos sobre a possibilidade de solução para a crise envolvendo a dívida da Grécia, após Atenas apresentar nova proposta a seus credores.
A moeda norte-americana caiu 0,66 por cento, a 3,0816 reais na venda, após chegar a recuar 1,14 por cento, a 3,0666 reais, na mínima do dia. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,3 bilhão de dólares.
“Preocupações com a possibilidade de contágio (da situação na Grécia) estão ficando mais moderadas”, escreveram analistas do Scotiabank em relatório, ressaltando que, nesse contexto, investidores voltavam a comprar ativos de maior risco, como aqueles denominados em reais.
A Grécia entregou nesta manhã novo plano de reformas a seus credores, incluindo o aumento da idade de aposentadoria. O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou que as novas propostas foram bem recebidas e podem servir como base para firmar um acordo ainda nesta semana, afastando preocupações com a possibilidade de calote grego.
Pesquisa do Barclays com 899 investidores em todo o mundo mostrou que mais de metade dos consultados acreditavam que eventual saída da Grécia da zona do euro teria impacto limitado sobre os mercados financeiros, uma vez que a economia grega é pequena e foram tomadas medidas para limitar possíveis contágios. Além disso, apenas 23 por cento deles esperavam que isso aconteça nos próximos meses.
No Brasil, a queda do dólar sobre o real foi influenciada também pela expectativa de entrada de recursos externos diante do cenário de mais altas da Selic, que aumenta a atratividade de papéis brasileiros. No entanto, esse fluxo positivo ainda não se materializou. Segundo informações do BC, o Brasil registrou saída líquida de 3,128 bilhões de dólares em junho até o dia 18 –sendo cerca de 2,5 bilhões de dólares apenas na semana passada.
“É uma surpresa. Os juros brasileiros são muito atraentes, então o mercado está apostando em entradas significativas. Se esses números (de fluxo) não melhorarem nas próximas semanas, podemos ver uma reversão”, afirmou o operador de uma corretora nacional, sob condição de anonimato.
Economistas de instituições financeiras passaram a ver a taxa básica de juros a 14,25 por cento no fim deste ano na pesquisa Focus do BC divulgada nesta manhã. Já no mercado de juros futuros, a aposta é que a Selic, hoje a 13,75 por cento ao ano, terminará o ano a 14,50 por cento, segundo operadores.
O BC vendeu a oferta total no leilão de rolagem de swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, nesta manhã. Com isso, repôs o equivalente a 4,696 bilhões de dólares ao todo, ou por volta de 54 por cento do lote total, que corresponde a 8,742 bilhões de dólares.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.