Pular para o conteúdo
Economia

Distribuidoras de energia esperam aumento da inadimplência em 2015

Avanço seria em função dos elevados reajustes tarifários, diz a Abradee
Arquivo -

Avanço seria em função dos elevados reajustes tarifários, diz a Abradee

As distribuidoras de energia elétrica brasileiras esperam um aumento da inadimplência nas contas de luz em 2015 em função dos elevados reajustes tarifários, disse nesta segunda-feira o presidente da associação que representa o setor, Abradee, Nelson Fonseca Leite.

“Há uma expectativa de que haverá um aumento da inadimplência”, disse o executivo, durante divulgação de pesquisa da entidade sobre a satisfação dos consumidores com as concessionárias.

Leite afirmou, no entanto, ainda não ter números sobre a evolução dos índices de inadimplência das empresas após a revisão extraordinária das tarifas, em março deste ano.

Isso porque as empresas calculam os índices de faturamento levando em conta atrasos superiores a 90 dias no pagamento das faturas e, como as primeiras contas após a revisão extraordinária teriam de ser pagas em abril, o prazo está vencendo agora e ainda não há números objetivos, explicou o presidente da Abradee.

No começo do ano, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou revisões extraordinárias de tarifas para 58 distribuidoras do país, com impacto médio nacional de mais de 23%.

As revisões foram necessárias para bancar custos causados pela seca, como o aumento do repasse da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), e o reajuste da energia de Itaipu.

Em meio ao cenário de contas de luz mais caras, a satisfação do consumidor de energia elétrica registrou ligeira queda, de 1,6 ponto porcentual este ano, em relação ao ano passado, segundo a Abradee.

A entidade divulgou nesta quarta-feira seu ISQP (Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida), com 77,3% dos entrevistados dizendo estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços das concessionárias, ante 78,9% que faziam essa avaliação ano passado.

A pesquisa ouviu consumidores de mais de 39 mil residências em 1.280 municípios de todas as regiões do país e tem margem de erro de 1,3 ponto porcentual, para baixo ou para cima.

Leite ponderou, entretanto, que a pesquisa foi feita entre fevereiro e março, antes de o consumidor sentir os efeitos da revisão extraordinária.

“Houve mais influência do que foi falado, divulgado, do que percepção do aumento propriamente dito”, disse Leite.

Na época da pesquisa, porém, os consumidores já estavam pagando contas de luz maiores do que as de 2014 por conta das chamadas bandeiras tarifárias, em vigor desde janeiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Policias prendem dupla suspeita de tentativa de homicídio em casa noturna de Dourados

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Para ver um ídolo de perto, vale tudo? Bom, dependendo do que cada um estiver disposto, o resultado do esforço poderá ser satisfatório – ou não. Mas, no caso da monitora de alunos Conceição Miranda, ficar horas sem urinar lhe garantiram o que ela mais queria e, aparentemente, o sacrifício valeu a pena. Paranaíbana, ela … Continued

Le Blog Maria Antonia

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

O italiano Jannik Sinner surpreendeu o espanhol e atual campeão Carlos Alcaraz por 4-6, 6-4, 6-4, 6-4. Esta é sua primeira vitória em um Grand Slam em Wimbledon, mas ele já possui outros três títulos , o Australian Open de 2024, o US Open de 2024 e o Australian Open de 2025. Fotos: Reprodução/ Rede … Continued

MidiaMAIS

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Cantor deu uma espiada na plateia antes do show e comentou o que achou da quantidade de gente

Brasil

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

O presidente ainda se reúne às 16h com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho