A atual diretoria estará à frente da federação até 2017

Um ano de trabalho intenso, dedicação e resultados efetivos em prol do desenvolvimento do setor empresarial de Mato Grosso do Sul. Esse é o balanço dos primeiros meses de gestão da atual gestão da Faems – Federação das Associações Empresariais de MS – que tem à frente os empresários Alfredo Zamlutti Júnior, na presidência e Atílio D'agostto na vice-presidência.

Os resultados desse trabalho serão apresentados nessa quarta-feira (24), às 10 horas no auditório do Sebrae/MS, em , durante evento com a participação de presidentes das associações comerciais do Estado e lideranças representativas do segmento empresarial.

Temas relevantes para o desenvolvimento econômico do Estado contaram com a participação da Faems nesses primeiros meses de trabalho, tais como as reuniões sobre o Plano de Melhoramento da Hidrovia Tietê/Paraná e sobre a consolidação das Lojas Francas nas fronteiras de Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia.

As campanhas das ACEs – Associações Comerciais e Empresariais de Natal, que tanto impulsionam o comércio, ganharam apoio da federação, através de parceria firmada com o Sebrae/MS – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, promovendo ações fortes e de resultados efetivos em Campo Grande, Fátima do Sul, Costa Rica, Jardim e Sidrolândia. Além disso, as ACEs contaram com visitas para avaliação das principais demandas de cada unidade, em busca de melhorias.

 

Em uma ação inédita no País, a federação firmou convênio com o Banco do Brasil, levando até as associações interessadas, postos bancários, transformando as entidades em correspondentes, gerando receita e oferecendo serviços especiais aos filiados. Em parceria com o Sebrae e a consultoria FAP, iniciou o processo de reestruturação das ACEs, com capacitações e inserção de planejamento estratégico moderno, contemplando em uma primeira etapa 12 associações e com proposta para atender mais nove em breve.

 

Comprometida com a sociedade, a Faems apoiou a construção do primeiro parque infantil adaptado de MS, localizado o Parque das Nações Indígenas. O Espaço promove a integração de crianças com deficiência, em um espaço com brinquedos especiais.

A federação também se envolveu em uma das questões mais emblemáticas da economia regional, quando a fábrica UFN III da Petrobras, em Três Lagoas rompeu contrato com fornecedores e encerrou suas atividades, gerando grande impacto negativo na economia do município e Estado. O trabalho efetivo da Faems obteve como resultado a intervenção do Ministério Público Estadual, o bloqueio de bens da empresa para a quitação dos débitos dos empresários.  

Além disso, a entidade firmou convênios, integrou importantes eventos do segmento  nacional e com os governos do Estado e dos municípios, trabalhou pelo desenvolvimento do Estado. “Foram meses de intenso trabalho e hoje podemos apresentar resultados efetivos. O meio empresarial pode contar sempre com a dedicação da família Faems e ainda há muito a ser feito em prol dessa importante classe que gera empregos e movimenta a economia do nosso Estado”, pondera o presidente da federação, Alfredo Zamlutti Júnior.

A atual diretoria da Faems estará à frente da federação até 2017.

Sobre a Faems – A Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul é uma Sociedade Civil sem fins lucrativos, fundada em 9 de dezembro de 1978, com a finalidade de defender os interesses da economia do Estado e do País e, em especial, os direitos e aspirações das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado.