Bolsas da Ásia caem à espera de alta de juros nos EUA

Mercados temem elevação antecipada dos juros norte-americanos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mercados temem elevação antecipada dos juros norte-americanos

As ações asiáticas caíram para uma mínima de dois meses nesta quarta-feira (11) com mercados nervosos diante das preocupações com uma elevação antecipada da taxa de juros nos Estados Unidos.

Às 7h56 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha queda de 0,62%, tendo tocado o menor nível desde janeiro.

Ativos com maior risco tanto nos EUA quanto em outros mercados vêm sofrendo pressão após os fortes dados de empregos nos EUA na sexta-feira terem aumentado as expectativas de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, pode elevar a taxa de juros já em junho – uma perspectiva que parecia relativamente mais remota algumas semanas antes.

Receios renovados sobre as negociações da Grécia acerca da dívida com parceiros da zona do euro e pressões deflacionárias na China também pesaram sobre mercados emergentes em geral.

Dados divulgados nesta quarta-feira reforçaram a noção de uma desaceleração no crescimento da China, com números de produção industrial, vendas no varejo e investimento um pouco mais fracos que o esperado.

O índice japonês Nikkei contrariou a tendência e subiu 0,3%, depois que dados de encomendas de maquinário melhores que o esperado ajudaram a compensar perdas em Wall Street.

Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,31%, a 18.723 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,75%, a 23.717 pontos. Em Xangai, o índice SSEC ganhou 0,16%, a 3.291 pontos. Em Seul, o índice Kospi teve desvalorização de 0,2%, a 1.980 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex registrou baixa de 0,14%, a 9.523 pontos. Em Cingapura, o índice Straits times desvalorizou-se 0,58%, a 3.378 pontos. Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 recuou 0,53%, a 5.793 pontos.

Conteúdos relacionados