Banco Central aponta recuo de 1,41% da economia brasileira no terceiro trimestre
São quatro trimestres consecutivos de retração
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
São quatro trimestres consecutivos de retração
De acordo com dados feitos pelo Banco Central divulgados nesta quarta-feira (18) a economia brasileira encolheu no terceiro trimestre deste ano. O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) teve queda de 1,41% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores.
A variação foi feita após ajuste sazonal (desconto das variações típicas de cada época do ano). O terceiro trimestre de 2014, teve retração de 5,09%. A economia já tinha encolhido 2,09% no segundo trimestre, em comparação com os três primeiros meses de 2015 e recuou 1,05% nos três primeiros meses deste ano em relação ao último trimestre do ano passado.
O IBC-Br diminuiu 0,5% em setembro e 0,76% em agosto. Em comparação com setembro de 2014, a queda do índice é de 6,18% na série observada. O indicador ainda aponta que no ano a retração foi de 3,38. Já nos 12 meses encerrados em setembro, a queda foi de 2,76%.
Números prévios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já apontavam que a economia não ia bem no terceiro trimestre. A média móvel da produção industrial apontou queda de 1,3% no terceiro trimestre, mantendo trajetória descendente iniciada em outubro de 2014, e as vendas do comércio varejista recuaram 3% de julho a setembro – contra os três meses anteriores.
O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para os bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. Já o PIB calculado pelo IBGE representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.
O resultado oficial do PIB do terceiro trimestre será divulgado pelo IBGE somente em 1º de dezembro. O mercado financeiro prevê uma contração do PIB de 3,1% neste ano e de 2% para 2016. (Com informações Valor Econômico)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Bodoquena recebe reconhecimento internacional como destino de turismo sustentável
A cidade integra o Programa DEL Turismo que visa promover o turismo sustentável
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.