Agraer participa de reunião com federação de pescadores do Estado
Reunião aconteceu na quinta-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Reunião aconteceu na quinta-feira
Com objetivo de esclarecer e discutir sobre a Lei n° 3886/2010, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agráro e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, participou na manhã desta quinta-feira (5), de uma reunião realizada pelo superintendente estadual da pesca e aquicultura, da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), César Moura, em conjunto com a Federação de Pescadores e Aquicultores do Estado de Mato Grosso do Sul (FEPEAMS).
Foi discutida a reivindicação da federação de pescadores em relação à lei estadual que autorizava pessoas que não vivem da pesca a exercer a atividade irregularmente. Conforme o artigo 8º da lei é autorizado a utilização de petrechos como João bobo, boia fixa, cavalinho e anzol de galho, considerados predatórios e proibidos na Lei Nacional da Pesca, que passa agora a vigorar no Estado. Sendo assim, a Lei nº 3886/2010 foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
A ação de inconstitucionalidade foi proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil no estado (OAB/MS), por entender que ela teria emendas que não foram objetos de aprovação na Assembleia Legislativa e que estabeleceu um padrão prejudicial aos recursos pesqueiros e ao meio ambiente. Na ação, a OAB destaca que o Pantanal sul-mato-grossense é área de preservação ambiental e a lei contraria a constituição, que impõe ao estado o dever de defesa do meio ambiente. Segundo o desembargador Sideni Soncino Pimentel, essa lei promoveu alteração na política ambiental e ampliou as chances de captura de pescado, contrariando as normas de proteção ao meio ambiente.
De acordo com o chefe de gabinete da Casa Civil, Flavio Brito a discussão é produtiva e o governo do estado tem uma preocupação ímpar, dando importância para os questionamentos e principais focos que devem ser reformulados para que preserve a produção das famílias. “Estamos no aguardo de uma solução e de um norteamento da parte técnica para que possamos dar o devido andamento a situação, e claro, o governo pretende acompanhar passo a passo todas as questões necessárias juntos com os órgãos e assim dar continuidade e melhoramento na produção e desenvolvimento de peixe”, disse.
Já para o superintende estadual da pesca e aquicultura, César Moura, o Estado não é omisso. “Esse governo está aberto ao diálogo e estou muito feliz com a determinação do governador em discutir essa questão com a participação de todos os órgãos parceiros e responsáveis pelo setor. Assim, tudo será analisado e observado em relação à Lei Nacional de Pesca, principalmente a questão do meio ambiente para melhor solucionar os pontos discutidos e avançar na piscicultura do Estado”, afirmou.
O diretor-presidente da Agraer, afirmou a parceria e disse que essa iniciativa é positiva, “é através de debates que se adquirem bons resultados, e o governo estadual está em busca de melhores soluções e com vontade de avançar cada vez na produção de peixe do Estado”, enfatizou Enelvo Felini.
As conclusões do ordenamento jurídico serão dadas na sexta-feira (6), em reunião no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), onde será decidido em caráter de urgência o entendimento de ordem jurídica, realizando uma proposta para ser entregue ao governo do estado, muito antes da data de liberação de pesca no Estado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.