A informou que até as 16 horas de hoje (5) havia recebido 690 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo ao ano-base 2011. O número equivale a 2,76% das 25 milhões de declarações que a Receita estima receber este ano, no prazo de dois meses, iniciado no último dia 1º, que prossegue até a meia-noite de 30 de abril. Nem o foi suficiente para desanimar quem estava disposto a prestar contas com o Fisco o mais rápido possível. Segundo a Receita, foram entregues 82.162 declarações no sábado e 74.476 no domingo.

Além da facilidade de entrega do documento pela internet, muitos contribuintes seguiram à risca a sugestão da Receita, segundo a qual quem entrega a declaração no início do prazo e tem direito a alguma restituição está apto a receber o que pagou a mais de IRPF nos primeiros lotes de devolução. Prioridade estendida também aos que têm mais de 65 anos, desde que a Receita não constate inconsistências ou pendências na declaração.

O programa gerador da declaração pode ser baixado na própria página da Receita na internet. A Receita também liberou um manual com as perguntas e respostas mais frequentes sobre o preenchimento da declaração.