Cotidiano / Economia

Dilma assina decreto que reduz impostos para produtores de etanol

A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto que reduz a partir da próxima segunda-feira a taxa de impostos para os produtores e comercializadores de etanol, medida que coincide com a abertura do mercado americano para esse tipo de biocombustível, informou neste sábado “Agência Brasil”. A Medida Provisória, que será publicada na segunda-feira no Diário Oficial […]

Arquivo Publicado em 24/12/2011, às 21h58

None

A presidente Dilma Rousseff assinou um decreto que reduz a partir da próxima segunda-feira a taxa de impostos para os produtores e comercializadores de etanol, medida que coincide com a abertura do mercado americano para esse tipo de biocombustível, informou neste sábado “Agência Brasil”.


A Medida Provisória, que será publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União, incentiva os produtores e comerciantes do combustível que busquem financiamento de seu projeto nos bancos estatais.


A concessão dos créditos foi definida pelo Ministério da Fazenda, mas o Governo ainda não revelou os detalhes. A iniciativa também pretende fomentar a produção, que é reduzida entre uma colheita e outra, e encarece o preço do biocombustível pela falta de oferta.


A disposição coincide com o fim das barreiras tarifárias, a partir do próximo ano, da importação de etanol nos Estados Unidos.


O Senado americano, que deveria debater sobre a prorrogação dos subsídios, cuja aplicação expira no próximo dia 31, deixou o tema fora de sua agenda antes do fim das as sessões deste ano.


O fim dos subsídios à produção americana do etanol também foi comemorado pela União da Indústria da Cana de Açúcar (Única).


Em sua mensagem natalina, transmitido por rádio e televisão, Dilma destacou dentro de seu balanço anual a redução de impostos que serviu para estimular a economia em vários setores, como o de biocombustíveis.


“Com menos impostos, a economia vai crescer mais”, declarou a presidente nesta sexta-feira.

Jornal Midiamax