A secretária de Produção e Turismo Tereza Cristina Correa da Costa anunciou hoje que o Estado já tem um plano B para armazenar a de soja deste ano. Na hipótese do governo federal não liberar recursos para escoar o milho safrinha que lota os armazéns no Estado, a saída será arrendar os armazéns da Cooagri (Cooperativa Agropecuária e Industrial) que se encontra em liquidação judicial.

Os produtores rurais aguardam a liberação por parte do Ministério da Agricultura de R$ 17,5 milhões para escoar para ecoar mais de 100 mil toneladas de milho, o que abriria espaço para a soja.

A secretária se mostrou otimista com a liberação dos recursos. Ela e a cúpula do governo estadual têm mantido contatos em Brasília sobre o assunto. A expectativa é de que o milho armazenado em São Gabriel D´Oeste, Itaporã e Dourados comece a ser escoado na segunda semana de fevereiro.

“Mesmo assim preparamos um plano B. Os armazéns da Coagri tem capacidade para 450 mil toneladas de grãos. Agora, o juiz vai conversar com o gestor desta massa para saber se é possível este arrendamento”, salientou a secretária nesta manhã ao participar da inauguração do posto de atendimento do Sabrae na praça Ary Coelho, cento de Campo Grande.