O Rally da 2010, expedição técnica nacional que avalia o resultado da safra brasileira de grãos, intensificará o levantamento das lavouras do Mato Grosso do Sul a partir de hoje (8), com largada da Equipe 3 de Campo Grande. A noite, por volta das 19h, a Equipe 3 realizará uma palestra para os produtores rurais convidados em Maracaju.

O Mato Grosso do Sul será percorrido por três equipes do Rally da Safra 2010. A Equipe 2 já passou pela região do Chapadão em janeiro e avaliou as áreas de soja precoce e milho de Capela, Chapadão do Sul e Costa Rica.

A Equipe 3 partirá de Campo Grande e analisará as lavouras de soja e milho do Sul do MS, passando por Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante. Ainda na segunda-feira, às 19h, realizará palestra para os produtores rurais em Maracaju. Amanhã, dia 9, sairá de Maracaju e percorrerá Itaporã, Douradina, Laguna Caarapã, Caarapó, Ponta Porã, Amambaí, Naviraí e depois seguirá para Guaíra, no Paraná.

No dia 2 de março, a Equipe 5 voltará à mesma região visitada pela Equipe 2, mas desta vez avaliará as lavouras de soja de ciclo tardio. No dia 3, deixará Chapadão do Sul e seguirá para Mineiros, em Goiás.

Produção

Estimativas preliminares pré-Rally, da Agroconsult, realizadora do evento, apontaram aumento de 23,7% na produção de soja na safra 2009/2010 do Mato Grosso do Sul em relação à safra anterior, que enfrentou forte seca no período de desenvolvimento das lavouras. A produção de milho verão sofrerá redução de 10,9% nesta safra e, a de milho safrinha, mais representativa no Estado, terá aumento de 51,3%.

7ª edição

O Rally da Safra, que está em sua sétima edição, acontece entre 25 de janeiro e 22 de março e cruzará 12 Estados polos produtores de grãos. A expedição conta com oito equipes formadas por profissionais do agronegócios que viajarão 50 mil quilômetros para analisar cerca de 1,5 mil amostras em todo o Brasil. A expectativa da Agroconsult é percorrer 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo país. Os dados qualitativos e quantitativos do Rally da Safra compõem o principal levantamento privado da safra de grãos brasileira.

O evento é patrocinado por Banco do Brasil, Fertilizantes Heringer, FMC, New Holland, Petrobras e Vale, além de contar com apoio da Fundação Agrisus, Gehaka, Fiesp, Ímpar Consultoria no , Kleffmann e Toyota. No Mato Grosso, as equipes também recebem apoio logístico da Aprosoja.

O Rally da Safra tem como objetivo tornar públicas as informações mais precisas e regionalizadas sobre a condição das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 30 de março na FIESP em São Paulo.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição podem ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente, e pelo twitter: www.twitter.com/RallySafra2010