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Consumidor

Cliente bem informado e empresário responsável formam combo de sucesso para relações de consumo

No dia do consumidor, sonho do Procon é boa relação entre clientes e empresários
Priscilla Peres -
Comércio
Comércio de Campo Grande (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Mais de 3,5 mil pessoas procuram o Procon de Mato Grosso do Sul por mês, para reclamações nas relações de consumo. A média de 180 atendimentos por dia, reflete a dificuldade ainda enfrentada pela população sobre seus direitos e deveres na hora de comprar produtos ou serviços.

Secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti afirma que a demanda de atendimentos ainda é muito alta e mostra o desrespeito às relações de consumo em Mato Grosso do Sul. Para ele, o Procon atingirá sucesso quando o número de consumidores que procuram o órgão estiver em queda.

“Não somos xerifes, somos de orientação e defesa e é na orientação que está o grande segredo de transformação. O Procon só vai ser eficiente quando reduzir o número de atendimento, que vai significar que o direito do consumidor está sendo cumprido”, afirma Motti.

Mais do que atender ao consumidor, a estratégia do órgão é conscientizar os empresários de que eles são a primeira instância em respeitar o direito do consumidor. Ele afirma que precisa haver uma mudança na consciência dos empresários e da população, para relações mais amigáveis.

Como o Procon funciona?

Sempre que há dúvidas sobre relações de consumo é o Procon, municipal ou estadual, que pode orientar clientes ou empresários. Se realmente houver descumprimento das regras, o órgão pode ser acionado como uma opção administrativa na tentativa de solucionar o impasse.

Mas antes de tudo, algo importante. O Procon/MS recomenda que sempre que o consumidor não se sentir satisfeito com o serviço prestado, deve procurar e empresa e tentar um acordo. Não resolvendo, a opção administrativa é recorrer ao Procon e depois à Justiça, se for o caso.

“O Procon convida a empresa que o consumidor acusa de ter violado o direito, para tentar um acordo. Havendo acordo, o processo se encerra. Muitas vezes nesse primeiro contato as partes chegam a uma solução e isso é o melhor para todo mundo”, conta o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti.

Quando acordos não são atingidos dentro do Procon, a situação é elevada a uma nova esfera e a justiça entra em cena. Mas mesmo na esfera administrativa, a empresa pode sofrer sanções por infringir a lei.

Em casos graves, como, por exemplo, falta de apresentação de contrato, de comprovante, de assistência técnica, são situações que podem levar a multas. O Procon/MS pode ser acionado em casos e problemas, mas também de dúvidas.

Site: https://www.procon.ms.gov.br/
Presencial: Rua 13 de Junho, 930, centro de
Telefone: 151

Conhecimento melhora relações de consumo

A Abccon é uma entidade civil e associativa de direito do consumidor, que atua ao lado do cidadão e da sociedade. Para eles, o consumidor precisa se manter informado, mas com notícias claras e precisar para poder fazer a a escolha certa, de acordo com a sua necessidade, e não por mero impulso.

O presidente da Abccon/MS, Demontiê Macedo, afirma que é importante se atentar as informações. “Vivemos a era da informação, em que o grande problema não é mais o acesso à informação e sim o excesso de informação. Cuidado com informações apelativas, emotivas, milagrosas e com promessas mirabolantes”, afirma.

A pessoa que conhece os seus direitos consegue se prevenir e, se por acaso for lesada, também saberá os meios de reparar os danos sofridos. Os golpes e as fraudes são uma grande realidade no mundo digital e, se a pessoa não estiver muito atentar para o que está fazendo, poderá vir a sofrer muitos prejuízos financeiros.

“Sempre orientamos as pessoas a desconfiarem de promessas de ganho fácil. Nunca forneça seus dados para pessoas desconhecidas. Cuidado com links falsos que chegas no e-mail e no sms! A palavra final é, mais uma vez: desconfie sempre! Procure checar melhor as informações antes de ser contatada por telefone, WhatsApp, email, rede social”, explica.

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