Por segurança de motoristas, Uber reduz tempo de embarque de passageiros em Campo Grande

Mensagem notifica parceiros de que tempo de espera no embarque mudou de 5 para 3 minutos. Motivo seria segurança dos motoristas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Saiba quais são as condutas que levam ao bloqueio dentro de plataforma. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

O tempo de espera para embarque de passageiros no aplicativo Uber foi reduzido de 5 para 3 minutos em Campo Grande. A redução foi relatada nesta semana por motoristas parceiros da plataforma, que receberam comunicação da empresa por meio do aplicativo.

“Olá parceiro. O tempo de espera pelo passageiro no local de embarque mudou! Antes, na sua cidade, esse tempo era de 5 minutos, mas após ouvirmos os motoristas e realizarmos diversas análises, percebemos a necessidade de reduzir esse tempo, principalmente por questões de segurança”, traz comunicado enviado aos motoristas no aplicativo.

Uber tempo de espera
Foto: Reprodução

Conforme o aviso, o tempo de espera de 3 minutos passou a ser adotado em corridas nas modalidades Uber X e Uber VIP. Após esse período, o cancelamento da corrida pode ser efetuado sem penalidades ao motorista parceiro.

Vale lembrar que outros aplicativos de carona, como a 99, principal concorrente da Uber em Campo grande, já utilizou ferramenta semelhante para os parceiros, com redução do tempo de espera no embarque.

A reportagem questionou a Uber sobre a análise do que determinou a redução no tempo de espera, mas até a publicação não houve manifestação. O espaço segue aberto para posicionamento.

Insegurança recorrente

Em outubro de 2022, o Jornal Midiamax noticiou que ‘onda’ de violência contra motoristas de aplicativos em Campo Grande havia deixado a categoria em alerta. Naquela ocasião, um profissional foi sequestrado e colocado no porta-malas após bandidos fazerem barreira no meio da rua.

A reportagem pontuou que a violência contra motoristas começou por volta de 2017, ano seguinte em que a plataforma começou a operar na cidade. A questão do aplicativo autorizar o recebimento de dinheiro em espécie também tem contribuído para que os profissionais passassem a ser visados pelos criminosos.

“Infelizmente a nossa profissão é visada. Estamos vulneráveis, em especial por aqueles que querem dinheiro rápido e fácil para drogas. O medo existe. Não é inteligente o profissional que trabalha sem medo. Se você teme pela sua vida, procura fazer coisas para evitar”, relatou à reportagem um dos motoristas das plataformas. Clique AQUI para ver a matéria completa.

Conteúdos relacionados