Pular para o conteúdo
Consumidor

Compra de Dia das Mães ainda é fraca, mas expectativa de lojistas é ousada em Campo Grande

Preços altos e a espera por um melhor dia de compra são os principais motivos para a ainda baixa procura do consumidor para o Dia das Mães
Fernanda Feliciano -
Consumidores ainda estão em fase de pesquisa de preço para o Dia das Mães. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Mesmo com ruas movimentadas no centro de nesta sexta-feira (22), a procura de presentes para o Dia das Mães foi morna. A reportagem do Jornal Midiamax foi às ruas e constatou que preços altos e a espera por um melhor dia de compra são os motivos relatados pelos consumidores para a baixa procura.

Nos varejistas da Rua 14 de Julho, os relatos foram de que a procura pelos famosos presentes do Dia das Mães ainda não teve início, mas a expectativa é de que as vendas para a data comecem na próxima segunda-feira (25).

O gerente Everton de Oliveira aponta que as expectativas de venda são altas. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Em contrapartida, o gerente de uma loja, Everton Oliveira, aponta que o feriado de Tiradentes ajudou no início das vendas para a data, mas as expectativas são de que o movimento aumente ainda mais. “Este ano a gente quer alavancar as vendas, né? Agora está mais estável […] A gente está com uma meta bem ousada para estar atingindo este ano”, relata.

De acordo com o gerente, as promoções especiais para a data estão programadas para o fim do mês, mas algumas pessoas já procuraram presentes com antecedência.

Entre os produtos mais comprados até o momento estão eletroportáteis, cama box, roupeiros, secador e prancha de cabelo.

Os eletroportáteis estão entre os produtos mais procurados para o Dia das Mães este ano na loja Gazin, da Rua 14 de Julho. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Dando início às pesquisas de preço por um presente para sua , Bruna Souza, de 27 anos, aponta que vai fazer sua compra apenas dia 30 deste mês. A ideia é dar um perfume para sua mãe e gastar cerca de R$ 200,00. “Perfume é caro, né? Mamãe merece muito”, comenta.

Ana Bárbara Vilela, de 20 anos, ainda não iniciou as buscas por um presente de Dia das Mães e pretende começar sua procura apenas no início de maio. No entanto, o presente já está definido. “Um sapato entre R$ 60, R$ 70 porque a gente também não está podendo tanto”, afirma.

Com preços altos, dona Leonice ainda não sabe o que vai fazer no Dia das Mães. (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Morando distante da mãe, Leonice Inácio Ferreira, de 53 anos, aponta que os preços altos dos produtos somados à viagem até , cidade em que sua mãe reside, são os aspectos que ainda a impedem de saber como vai fazer neste Dia das Mães. “Além de comprar o presente, tem que abastecer o carro, que não está barato, né? Para me locomover até lá. Não sei”, aponta.

Com a mãe morando em uma chácara, Andreia de Castro, de 38 anos, pontua que vai aguardar sua mãe chegar a Campo Grande para que a procura seja em conjunto e sem erro.

Pesquisa de compra para o Dia das Mães

O Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (Federação do de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul) divulgou levantamento de intenção de compras para o Dia das Mães. Conforme levantamento, a data deve movimentar o comércio cerca 60% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa de gasto médio é de R$ 175,00 no Estado.

A movimentação deve alavancar a economia local em R$ 341,10 milhões e o gasto médio por família, incluso comemorações e presentes, fica na faixa dos R$ 340,42. Sendo 67,60% com intenção de presentear a mãe e 67,30% de investir em comemorações.

Entre os itens que mais devem ser comprados estão 26% em artigos de vestuário, 12% calçados, 19% perfumes ou cosméticos, 12% bolsas ou acessórios e 9,50% em flores ou cesta café e chocolates. Destes, 67% vão comprar seus presentes presencialmente, 14% pela internet e 6% vão comprar a distância de uma loja física.

“O comerciante precisa ficar atento à tendência de pagamento à vista mediante descontos, preferência de 62% dos entrevistados e também levar em conta em suas estratégias que o bom atendimento, condições de parcelamento e variedade são itens importantes para a decisão de compra”, orienta o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.

Comemorações são a preferência este ano

O Dia das Mães também deve movimentar supermercados com a compra de ingredientes para o preparo de refeições, segundo a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Ainda conforme a do Fecomércio, os métodos de pagamento à vista com desconto e bom atendimento serão os principais meios de chamar a atenção do público. Cerca de 62% dos clientes consideram o desconto no pagamento à vista, 39% preferem o atendimento, 27% o parcelamento e 31% outros fatores. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
glaice jane PT (1)

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

Semana do Registro Civil leva atendimento gratuito a Campo Grande em maio 

Desalojadas de comunidade, famílias pedem doações após perderem até alimentos durante chuva

Dupla é presa após tentar furtar fios em escola de música

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

Deixou para última hora? Busca por ovos de Páscoa gera fila por poucas opções

glaice jane PT (1)

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

Homem é baleado em frente a uma conveniência no Jardim Tarumã

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Vendas liberadas: Nikolas Ferreira estará em MS para o evento ‘Conexões Inspiradoras’

Vendas liberadas a partir deste sábado (19). Ingressos vão de R$ 69 a R$ 200

Sem Categoria

VÍDEO: Ponte de madeira que dá acesso à fazendas quebra e é levada durante chuva em Caracol

Sem a ponte, moradores e produtores rurais ficam isolados

Emprego e Concurso

Candidatos têm até terça-feira para se inscreverem em concurso do IFMS

São 80 vagas para professor e técnico-administrativo em educação

Economia

Banco Master: Crescendo sua Presença no Mercado Brasileiro

Como as aquisições estratégicas e o desempenho financeiro do banco brasileiro estão posicionando-o para o sucesso no setor bancário. De aquisições inteligentes a grandes lucros, o Banco Master está se tornando um player importante no cenário bancário brasileiro. Mesmo com o mercado financeiro do Brasil dominado por grandes bancos, o Banco Master tem mostrado crescimento … Continued