Com queda nos combustíveis, densímetro ainda é obrigatório nos postos de Campo Grande?
Você sabia que pode exigir teste de qualidade dos combustíveis nos postos?
Ranziel Oliveira –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O preço dos combustíveis caiu em todo o território sul-mato-grossense e com o valor mais baixo vem a dúvida: como saber se a gasolina ou etanol abastecido é de qualidade? O Jornal Midiamax conversou com clientes de um posto de gasolina na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, para saber… alguém aí se lembra do densímetro? Pelo visto, outro método é mais popular.
No ‘olhômetro’
Abastecendo a sua moto, o microempresário Lucas Batista, de 22 anos, disse que faz a escolha de combustíveis após analisar o desempenho da sua moto. “Eu testo a qualidade nos postos. O que eu ver que minha moto começou a falhar eu não abasteço mais. Hoje abasteço só em três postos, porque eu já peguei muito posto que a moto fica falhando”, disse ele.
Em uma linha de raciocínio semelhante, o engenheiro civil Felipe Bortolazo, de 31 anos, abastece a sua moto nos postos que a gasolina rende mais. “Abasteço nos postos que sempre confio e vou controlando o rendimento do combustível. Se a moto não fez quilometragem e o rendimento cair bastante, eu não abasteço mais nele”, explicou Felipe.
Técnica para as quatro rodas
Moradora do município de Costa Rica, o mecânico Wilknei Batist, de 32 anos, foi abordado pela equipe de reportagem enquanto abastecia em Campo Grande e também deu a sua contribuição sobre o tema. “Só abasteço quando já sei se é ruim ou não. Quando abasteço em outros eu observo se o carro começou a falhar, aí nos descartamos o posto. Ser der bom, nos abastecemos de volta”, explicou.
Na perspectiva da farmacêutica Patrícia Lemes, de 35 anos, a melhor opção é sempre colocar gasolina no mesmo posto. “Sempre abasteço aqui, moro perto. Não engasgando já está bom”, disse ela.
Teste de qualidade à disposição
No estabelecimento, a equipe foi informada que o densímetro que mede a qualidade do álcool fica sempre disponível ao lado da bomba. A gasolina e o diesel também possuem densímetro para aferição da qualidade dos combustíveis, mas ficam guardados e podem ser exibidos se o cliente pedir. “Às vezes aqueles que são mais antigos pedem, quem tem mais de 40 anos. Mas a maioria não sabe nem o que é isso”, explicou o gerente de pista de 54 anos.
Lembre-se, o uso do aparelho nos postos é obrigatório, ou seja, qualquer consumidor pode pedir a testagem. Ele deve ter um selo de certificação visível e o processo todo de medição leva cerca de cinco minutos. Também é importante observar fatores que possam adulterar os resultados. Por isso, o densímetro deve estar limpo, sem adesivos ou outros objetos colados no vidro.
“O densímetro é um aparelho de vidro, calibrado, que, introduzido no combustível, em uma proveta de 1 litro, determina o valor da massa específica através da escala. A gasolina deve apontar um mínimo de 715 kg/m³ a 20°C. Ou seja, qualquer resultado encontrado abaixo desse valor denota que o combustível está fora das especificações recomendadas pelo órgão regulador.
Mesmo não existindo uma faixa média definida pela ANP, é importante ficar de olho nessa marcação mínima e, é claro, no desempenho do automóvel, que diz bastante sobre a qualidade do combustível usado.
Notícias mais lidas agora
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
Últimas Notícias
Em Chá Revelação, Yudi Tamashiro e Mila Braga anunciam sexo e nome do filho
Yudi Tamashiro e Mila Braga estão à espera do primeiro filho, fruto do relacionamento que começou na adolescência; saiba o sexo e nome da criança
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou a escala médica de unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira (4), com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, são 61 clínicos gerais e 18 pediatras no período da manhã, com atendimento infantil apenas…
Procurado: Veja como Flávio pode ter mudado aparência para fugir da polícia após matar ex e atual
“É isso que talarico merece”, disse Flávio antes de matar as vítimas
Funsat tem 2 mil vagas nesta quarta-feira em Campo Grande
Seleção é feita para 292 empresas e em 212 profissões diferentes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.