A uma semana da Black Friday, comércio tem ações ‘tímidas’ para atrair clientes
Apesar de produtos baratos, clientes estão mais ponderados na hora de gastar, avaliam comerciantes
Mariane Chianezi –
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Uma das datas que mais movimentam o comércio no país, a Black Friday acontece em uma semana e as lojas no Centro de Campo Grande ainda se prepararam com ações ‘tímidas’ para atrair os clientes. Para os comerciantes e vendedores, os clientes estão mais ponderados na hora de gastar.
Bem no centro da cidade, Hermes de Souza tem uma loja de roupas e disse que neste ano não vai aderir às promoções da Black Friday. “Esse ano vou ficar devendo. Já vendo produtos com preço bom, se deixar mais barato ainda eu tenho prejuízo”, disse o comerciante.
Uma empresária, que tem restaurante na 14 de Julho, disse que na quadra onde seu estabelecimento está localizado os colegas das outras lojas estão desanimados com a Black Friday. “Falei com o pessoal para a gente fazer uma ação para chamar os clientes, mas ninguém se interessou”, relatou.
Na loja de calçados Passaletti, Luana Carneiro disse que as ações para a Black Friday começaram nesta sexta-feira (18). Questionada pela reportagem, ela disse que os clientes têm comprado ‘o de costume’ e não perguntam sobre promoções da Black Friday.
“O que a gente vê é que as pessoas estão com mais medo de gastar, a economia atual do país deixou as pessoas mais resguardadas. Não é nem porque os produtos estão caros, porque temos muitos calçados baratos, com promoções de R$ 14 o par. Mas é que as pessoas estão preocupadas com o cenário econômico do país”, disse. A loja que começou a promover a ‘Black’ nesta sexta já prepara os produtos promocionais.
Com a estratégia de adiantar as promoções de Black Friday, Mayson Ponce, gerente da Lojas Takata, disse que a loja tem vendido bem, que muitos produtos direcionados para a queima de estoque estão atraindo os compradores.
Na loja, os produtos que mais chamam atenção dos clientes são os tênis e rasteirinhas. “O tênis ele tem valor agregado. Estamos com promoção que tênis de R$ 149 estão saindo a R$ 60 e isso chama atenção para comprar. Como estamos no verão, as mulheres procuram bastante rasteirinhas também”, disse.
Itens mais procurados
Consumidores buscam celulares e notebooks uma semana antes da Black Friday. Os itens são os mais pesquisados nacionalmente na segunda semana de novembro. A lista de pesquisas foi divulgada pelo Radar Simplex. A empresa faz monitoramento semanal sobre as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces com operação no Brasil.
Segundo o monitoramento, celulares estão em primeiro lugar desde a primeira semana de novembro. Seguidos por notebooks e geladeiras.
Os consumidores estão de olho nos valores, já que a Black Friday acontece na sexta-feira (25). Confira a lista dos mais pesquisados na segunda semana:
- Celulares
- Notebooks
- Geladeiras
- Tênis (calçado)
- Air Fryers
- TVs
- Decorações
- Aparelhos de ar-condicionado
- Console de videogames
- Fraldas
Contudo, na Black Friday é necessário se atentar para garantir os melhores descontos. Confira aqui dicas para aproveitar as ofertas.
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