5G só ouço falar? Na área central de Campo Grande moradores ainda não conseguem nova rede

A novidade na rede móvel chegou há uma semana na cidade, entretanto, poucos conseguiram notar a mudança

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
5G
5G+ tem potência de download 10x mais rápida que 4G (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

“Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar”. Por enquanto, é nesse enredo que a maioria dos campo-grandenses desvelam o contato com nova tecnologia da 5G pura, que teve a chegada liberada em Campo Grande na última segunda-feira (19). Nas ruas da região central ainda é difícil encontrar alguém que já tenha notado a mudança na rede.

Caso da vendedora Cristiely Estela, de 22 anos, que mesmo trabalhando em um ponto compatível com o radar da disponibilidade da rede, não viu a mudança no uso dos dados móveis. “Meu celular é compatível com a 5G, mas não mudou ainda”, disse.

Também com o celular na mão na maior parte do dia, Hugo Greco, de 46 anos, se diz desinteressado na atualização. “Nem olhei se meu celular pode com essa 5G, mas se não cobrar nada mais do que pago [no plano mensal] é muito bom para todo mundo, vou esperar por isso”.

Um jovem de 23 anos, que preferiu não se identificar, contou que até soube da chegada da tecnologia na cidade, entretanto, ainda está na lista dos usuários que, sequer segundo ele, notaram a troca da rede. “No meu ainda está 4G. Eu uso muito a minha rede paga para o trabalho”.

Há também quem não tenha notado a diferença, caso da Isabelly Nicole, de 18 anos. “Nem sabia que chegou, também não percebi rapidez ou algo diferente. Para mim, está normal”, falou.

Janaina de Souza, de 18 anos, costuma usar apenas o Wi-fi do trabalho ou em casa. “Eu estou sempre no Wi-fi. Mandei consertar meu telefone faz uns três dias também. Estou sempre em casa com internet ou com rede daqui da região”.

A reportagem do Jornal Midiamax visitou pontos onde teria a área de cobertura do sinal 5G. De acordo com o site Nperf, a concentração de celulares aptos a receber a tecnologia está na região central de Campo Grande, sendo eles: na extensão da Avenida Afonso Pena e na Rua Bahia, Avenida Mato Grosso e das ruas 25 de dezembro, Antônio Maria Coelho, Marechal Rondon.

Usando um aparelho Galaxy A32, apto para o acesso ao 5G, nenhum dos locais apontou disponibilidade da cobertura da rede pura. Outro ponto de teste foi o uso do aplicativo Nperf, que também mede a velocidade da internet que chega nos aparelhos.

No ponto da Rua Antônio Maria Coelho, o teste de velocidade apresentou lentidão, com 6.17 Mbps para download e 6.35 em upload. Já na região da Rua 14 de Julho, rapidez de 51.9 Mbps em download e 9.33 em upload, ainda assim, ambos testes com a rede 4G.

uso 5G
(Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Como configurar a 5G?

A tecnologia ainda está em adaptação na cidade, porém, os moradores podem configurar o aparelho para receber a novidade. Se o seu celular não tiver a tecnologia 5G disponível, você não conseguirá acessá-la. Isso vem de fábrica. A Anatel disponibiliza um painel de informações onde é possível consultar os smartphones 5G certificados e homologados.

A agência recomenda que antes de adquirir um celular, o cliente verifique o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consulte a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede.

Confira a lista completa dos aparelhos compatíveis neste link e saiba se o seu está na lista.

Operadora certa

Além do celular já preparado, a sua operadora de telefonia móvel também precisa disponibilizar o acesso ao sinal 5G. Vale lembrar que não é necessário mudar de chip, é preciso apenas um aparelho compatível com nova tecnologia.

As empresas Claro, Vivo e Tim informaram que já está tudo pronto para que o serviço seja fornecido aos clientes de Campo Grande e ressaltaram que o usuário precisa de um smartphone compatível com o 5G.

Local certo

Também é preciso estar dentro da área de cobertura do sinal 5G. Se você estiver em uma região da cidade que o sinal não alcança, ele não se conectará. Clientes da operadora Claro só conseguirão ter acesso ao sinal 5G no Centro e nos bairros Glória, Itanhangá e Chácara Cachoeira. Já os clientes da operadora Vivo só conseguem o 5G no Centro, Jardim dos Estados e Santa Fé.

A Tim é a operadora com maior alcance do sinal, sendo 47 bairros e 33% dos clientes de Campo Grande. São contemplados os seguintes bairros: São Francisco, Cruzeiro, Veraneio, Maria Aparecida Pedrossian, Santo Amaro, Carlota, Universitário, Jardim dos Estados, TV Morena, Santa Fé, Panamá, Rita Vieira, Bela Vista, Monte Líbano, Taveirópolis, Mata do Jacinto, Glória, Seminário, Centro, Margarida, Carandá, Vilas Boas, Popular, Pioneiros, Nova Campo Grande, Sobrinho, Estrela Dalva, Autonomista, Noroeste, Dr. Albuquerque, Mata do Segredo, Chácara Cachoeira, Monte Castelo, Cabreúva, Parati, Chácara dos Poderes, Coronel Antonino, Santo Antônio, Jardim Paulista, São Bento, Itanhangá, Nasser, América, Jóckey Club, Tiradentes, Piratininga e José Abrão.

Último passo para acessar o 5G

Caso seu telefone, por mais que tenha a tecnologia disponível, não conecte automaticamente, é preciso configurar o aparelho para receber o sinal 5G. Como?

  • Acesse “Configurações”;
  • Toque em “Rede e Internet”;
  • Selecione a opção “Cartões SIM ou Chips”;
  • Toque em “Tipo de rede preferida”;
  • Marque a conexão de internet 5G.

Pronto, seu smartphone estará conectado ao novo sinal.

Conteúdos relacionados