Apontada como a terceira data mais importante do comércio no ano, a Black Friday só fica atrás das compras de e de Ano Novo. Tão esperada pelos consumidores que aguardam megapromoções, a Black Friday acontece no dia 26 de novembro, tradicionalmente na última sexta-feira de novembro. Para evitar transtornos e aproveitar a data, especialistas orientam para as compras em Mato Grosso do Sul.

Conforme a economista Daniela Dias, da Fecomércio-MS, a Black Friday é um período muito esperado pelos moradores que têm foco em comprar algo planejado. Para melhor aproveitar a data, a especialista diz que o ideal é pesquisar e acompanhar o preço do item (ou itens) do que deseja comprar com antecedência.

“É um momento de promoção, ‘esquenta' para o Natal. Para que seja proveitoso, é preciso ter um acompanhamento do preço, olhar a reputação da loja onde quer comprar, verificar se realmente o preço está mais baixo do que em outros períodos. Comprar pela prioridade também é importante, evitar compras por compulsão”, disse Dias.

Além disso, a economista pontua que é importante os moradores ficarem atentos quanto aos direitos dos consumidores, das possibilidades oferecidas pela loja onde vai comprar.

De olho em fraudes

Em Mato Grosso do Sul, o -MS já está mobilizado em garantir um período de compras tranquilas e sem dores de cabeça para os consumidores. De acordo com o superintendente do órgão, Marcelo Salomão, as equipes já seguem realizando pesquisa de preços em lojas online e físicas para impedir que o consumidor seja prejudicado durante a Black Friday.

“As compras pela abraçam 62% da data. Então, é importante ficar atento e o Procon orienta. Foque no produto que deseja, entre no site, pesquise, veja se o preço está acessível, compre em sites que têm o cadeado na barra, que indica a segurança, não confie em sites que direcionam as compras para outro site. São indícios de fraude”, disse Salomão.

O superintendente também orienta que os consumidores olhem o preço até o final da compra, para não ser surpreendido com um frete absurdo ou compra casada, com seguro ou garantia estendida.

Nas compras presenciais, Salomão diz que o consumidor deve ir focado no produto que deseja, para não pagar ‘a metade do dobro'. “Não compre o que não precisa, não gaste o que não tenha”, pontuou.

Checklist do consumidor

Confira a lista de dicas publicadas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para os consumidores durante a Black Friday:

  1. Ao utilizar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas.
  2. Dê preferência a sites conhecidos. Verifique a reputação de sites não conhecidos, lendo comentários de clientes que já utilizaram as plataformas.
  3. Não clique em links desconhecidos. Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes que geram grandes prejuízos.
  4. Não preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday.
  5. Dê preferência para usar os cartões virtuais para fazer suas compras online.
  6. Sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha.
  7. Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa, onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.
  8. Após fazer uma compra de maneira presencial, sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu cartão.
  9. Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras e digitar seus dados bancários.
  10. Sempre use em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenham sempre um antivírus atualizado.