Projeto prevê alerta de ‘queijo falso’ em produtos comercializados no MS
Tramita na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) projeto de lei que visa alertar consumidores sobre a presença de ‘queijo falso’ nas gôndolas de comércios do ramo alimentício. O objetivo é que produtos como chipas, salgadinhos, bolinhas de queijo, pães de queijo e outros que não sejam feitos com ingredientes 100% derivados do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tramita na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) projeto de lei que visa alertar consumidores sobre a presença de ‘queijo falso’ nas gôndolas de comércios do ramo alimentício. O objetivo é que produtos como chipas, salgadinhos, bolinhas de queijo, pães de queijo e outros que não sejam feitos com ingredientes 100% derivados do leite estejam acompanhados da seguinte mensagem: “Este produto não é queijo”.
Autor da proposta, o deputado João Henrique (PL) diz que busca garantir os direitos do consumidor e a legitimidade dos produtores da bacia leiteira sul-mato-grossense. “Esta ação ocorre em regime de urgência para justamente proteger a bacia leiteira do Estado, os produtores de leite, os fabricantes dos produtos além da saúde do consumidor, que não pode comprar gato por lebre. É preciso informar ao consumidor sobre o que ele está comprando, se é 100% queijo ou não”, explica.
João Henrique esclarece que há tempos a indústria e os mercados já se adequaram, trazendo informações nutricionais nos rótulos dos produtos análogos ao queijo, requeijão e outros lácteos. “Então, quem compra desses estabelecimentos tem consciência do que está comprando sem equívocos ou enganos, diferente do consumidor que compra uma bolinha de queijo frita, uma pizza de muçarela ou um pastel de queijo e não sabe se o que está consumindo é queijo de verdade ou não”, pontua.
Os deputados conseguiram assinaturas para tramitar, em regime de urgência, o projeto que leva em consideração benefícios à saúde do consumidor. “ […] os produtos lácteos são de excelente qualidade, ricos em cálcio, vitaminas e proteínas, ao contrário dos demais [os queijos falsos], que contêm amido e gordura vegetal hidrogenada, sendo esta altamente cancerígena”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.