Nesta semana é comemorada a ‘Semana do Consumidor' e o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) Estadual vai lançar uma iniciativa planejada há quase dois anos: uma unidade de atendimento em , a 300 km da Capital. A cidade turística que traz visitantes de todo país e até do mundo é conhecida pelos seus altos preços, por isso uma unidade do Procon é considerada estratégica.

Quem conta a novidade é o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, que vai à inauguração da unidade em Bonito nesta terça-feira (12). “É uma vitória não só para a cidade, mas para o Brasil inteiro, por ser uma cidade que recebe turistas de todos os lugares. Vamos fazer fiscalizações nos postos de combustível de lá, orientação aos comerciantes”, explica. Segundo Salomão, as principais reclamações de moradores e turistas é com relação aos preços abusivos no comércio, filas de banco e preços de gasolina.

A iniciativa é em parceria com a Prefeitura da cidade e por enquanto vai contar com um funcionário. A implantação de uma unidade em Bonito é articulada desde 2017, quando o superintendente do órgão se reuniu com representantes da Câmara e da Prefeitura do município. Em maio do ano passado, Salomão foi novamente à cidade para tratar sobre a instalação da unidade.

Além da inauguração de uma unidade em Bonito, a ‘Semana do Consumidor' também conta com fiscalizações em supermercados da Capital e uma pesquisa sobre o preço de fraudas. Na sexta-feira (15), quando é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, o Procon fará ações nos dois shoppings mais movimentados da Capital, o Shopping Campo Grande e o Norte Sul Plaza, para orientação e atendimento de consumidores.