Com objetivo de orientar e ajudar consumidores endividados, a Agir (Ação de Gestão da Inadimplência para Regularização) teve início nesta terça-feira (5) na Praça do Rádio, em Campo Grande. A ação segue até a sexta-feira, quando consumidores poderão negociar com as empresas e conseguir descontos de 30% a 90% no valor dos juros.

Além dos descontos, os inadimplentes terão facilidade no parcelamento da dívida e podem ficar com o nome limpo no prazo de dois a cinco dias. O evento foi realizado no fim do ano passado e teve uma boa inserção, segundo a diretora-geral do Procon de Campo Grande, Rosimeire Cecília da Costa.

Consumidores endividados podem conseguir descontos de 30% a 90% nos juros
Empresas fornecedoras de água e energia estão disponíveis para negociação. (Foto: Marcos Ermínio)

“Neste ano, o Serasa entrou em contato com o para trazer o caminhão onde acontece o atendimento. O Procon pensou em fazer algo junto, procuramos a entidade bancária, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e empresas, como a Energisa e Águas Guariroba”, afirma Rosimeire. A diretora-geral conta que, além da negociação, consumidores também recebem orientação no evento sobre como quitar as dívidas da maneira mais inteligente.

A orientação é gratuita e feita pelo Serasa, que espera cerca de 3 mil pessoas durante a ação. O gerente de atendimento Thiago de Souza afirma que o Serasa pretende visitar 40 cidades e já esteve em 34 municípios para fazer o atendimento gratuito. A nível nacional, mais de 85 mil pessoas já foram atendidas pela ação.

Consumidores endividados podem conseguir descontos de 30% a 90% nos juros
Consumidores podem conferir dívidas no totem do Serasa. (Foto: Marcos Ermínio)

Na Praça, há um totem do Serasa, em que os consumidores podem fazer o cadastro e receber o Serasa Score. O cadastro dará uma pontuação, de zero a mil, além de uma porcentagem de chance de o deixar de pagar as contas durante o ano. Como exemplo, a reportagem fez o teste e recebeu 584 pontos, que representa um risco médio de endividamento.

Com o cadastro, o consumidor também pode conferir se possui alguma dívida, ação judicial, participação em falência, participação em protesto, se emitiu cheque sem fundo ou possui irregularidade no CPF (Cadastro de Pessoa Física). A dona de casa Maria Glória, de 43 anos, acreditava não ter dívidas e resolveu se consultar no cadastro para ter certeza. Felizmente, ela está com o nome limpo, mas mesmo assim recebeu orientações sobre como negociar as dívidas caso um dia tenha. “Também fiz um cadastro de bom pagador, posso receber vantagens porque pago em dia”, conta.

O pedreiro Inácio Barbosa, de 43 anos, teve o lacre do medidor do fornecimento de água rompido e recebeu uma multa de R$ 600. Ele afirma que o lacre foi rompi do por outra pessoa, mas procurou ajuda no evento para regularizar a situação.

O evento acontece até a sexta-feira (8), das 8h às 18h na Praça do Rádio, no centro de Campo Grande.