Uma unidade da mesma rede de supermercados voltou a ser autuada pelo Procon Estadual (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) por deixar produtos vencidos expostos à venda. A fiscalização foi realizada nesta semana.

De acordo com o Procon Estadual, foram encontrados 145 produtos vencidos. Os fiscais descartaram, entre outros, 18 embalagens de requeijão cremoso, 73 embalagens de biscoito integral, e ainda itens como batata ondulada, latas de cerveja e refrigerante. Irregularidades como propaganda enganosa e o não cumprimento de ofertas também foram constatadas.

A empresa já havia sido autuado pelo Procon Estadual. Conforme o órgão, quando o supermercado volta a ser autuado, as multas são majoradas por repetição da infração administrativa. O aumento varia entre 5% e 10% cada vez que o mercado repete a infração.

No caso da rede, a inicial era de 200 Uferms e já está na casa das 400 Uferms, o valor de cada multa, explicou o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, por meio de nota.

Ao adquirir um produto vencido o consumidor coloca em risco a saúde das pessoas que estão à sua volta. A orientação é para que ao encontrar um produto vencido seja realizada a denúncia, evitando assim que outros consumidores comprem produtos impróprios para o consumo.

O Procon Estadual disponibiliza o número 151 e o Fale Conosco do site aos consumidores para informações e denúncias.

O Jornal Midiamax procurou a rede de supermercados para se manifestar e aguarda retorno.