O Procon-MS (Superintendência para Orientação dos Direitos do Consumidor) fez uma fiscalização nas lojas na tarde desta sexta-feira (23) em shopping de , para identificar possíveis fraudes e orientar os consumidores.

Black Friday: Procon faz ‘batida’ em shopping para fiscalizar lojas
Superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão | Foto: Minamar Júnior

Conforme o superintendente do Procon, Marcelo Salomão, os direitos dos consumidores permanecem os mesmos durante a ou em qualquer promoção.

“Viemos aqui hoje para deixar os consumidores cientes dos seus direitos, apurar denúncias caso haja e ressaltar que os direitos valem a cima de qualquer promoção”, afirmou ao Jornal Midiamax.

Durante a fiscalização, o Procon identificou que algumas lojas sequer tinham placas informando sobre o e nem um exemplar, que é obrigatório qualquer loja ter, conforme o CDC (Código de Direito do Consumidor), lei 8078/90.

Além de orientar os consumidores, os lojistas também foram informados sobre os direitos que os consumidores têm. “O Procon alerta o consumidor sobre a garantia dos produtos. Muitas vezes alguns lojistas afirmam durante na Black Friday ou em promoções, que se o consumidor adquirir o produto durante o período ele não pode trocar esse produto. Isso não procede”, afirmou.

Nesses casos, caso a loja se recuse a trocar o produto, apresentar qualquer tipo de avaria, vicio, ou dano, ela poderá ser autuada e o fornecedor poderá também pagar multa.

Consumidores atentos

Black Friday: Procon faz ‘batida’ em shopping para fiscalizar lojas
Mari Lemos | Foto: Minamar Júnior

A pedagoga Mari Lemos, afirmou a reportagem que acha importante a fiscalização do Procon pois consumidores acabam se sentindo protegidos contra as fraudes.

“Acredito que as vezes somos enganados. Compramos muitas vezes gato por lebre. Dois dias antes da promoção, as lojas costumam aumentar o preço e no dia da promoção eles baixam, aí acabamos comprando pelo mesmo preço. Acho importante a presença do Procon porque os lojistas ficam cientes de que estamos amparados por eles”, contou Mari a reportagem.

Uma das consumidoras presentes no shopping nesta tarde, Mara Ribeiro, assistente social, disse que já foi vítima de fraude durante a Black Friday e que agora fica mais atenta.

“No ano passado quando fui comprar um produto em uma loja, ele estava com a etiqueta vermelha da promoção, aí comprei. Quando cheguei em casa eu fui arrancar a etiqueta e por baixo estava um preço menor do que o que comprei. Por isso a importância do Procon aqui hoje”, afirmou.