Procon e entidades discutem efeito de MP que oficializa o ‘descontinho’
Comerciantes são favoráveis
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Comerciantes são favoráveis
Depois de a União ter oficializado o desconto mediante forma de pagamento que já era praticado no comércio, representantes de entidades posicionaram-se favoravelmente à Medida Provisória 764. Em reunião com o Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), as entidades afirmaram que comerciantes estão abertos para negociação com o consumidor.
A medida que autoriza a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao consumidor conforme o prazo ou forma de pagamento utilizada, foi publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de dezembro de 2016.
Durante a reunião, o Procon expressou a necessidade de atendimento da legislação que obriga o fornecedor a expor os preços de produtos e serviços de forma clara e extensiva, sem que o consumidor tenha necessidade de fazer cálculos para chegar ao preço final.
Estavam presentes as entidades que representam cerca 240 mil estabelecimentos de Mato Grosso do Sul. Segundo os representantes os comerciantes deverão seguir as regras, com o esclarecimento de que o desconto não é obrigatório, mas está autorizado pela medida provisória.
Adicionalmente, foi discutida a articulação com representantes nacionais a apresentação de emenda ou projeto de lei que vise à diminuição dos custos de operacionalização dos cartões de crédito, o que permitirá maior oferta de descontos ao consumidor.
Durante os 120 dias do prazo de vigência da MP, o Procon/MS atuará de forma educativa, orientando o setor produtivo a seguir as regras de exposição de preços com transparência. A superintendente do Procon/MS, Rosimeire Cecília da Costa, esclarece que “os preços de produtos e serviços devem ser informados adequadamente, com clareza, sem abreviaturas ou necessidade de qualquer interpretação pelo consumidor, o direito de informação deve ser garantido”.
A reunião contou com representantes da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), AMAS (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados), Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniências de Mato Grosso do Sul), Faems (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul) e ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.