Região Centro-Oeste tem maior concentração de consumidores qualificados do país
Estudo abordou principais hábitos de consumo das cinco macrorregiões
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estudo abordou principais hábitos de consumo das cinco macrorregiões
O Centro-Oeste brasileiro é conhecido por seu grande potencial no agronegócio. O que muitos não sabem é que a macrorregião possui a maior concentração de consumidores qualificados, profissionais, cosmopolitas e abertos a novos padrões de consumo do Brasil. As conclusões são da pesquisa Consumidor Brasileiro, realizada pela REDS, empresa da holding HSR Specialist Researchers, que avaliou o comportamento e as perspectivas dos consumidores nas cinco regiões do País.
No total, 48% das pessoas que vivem no Centro-Oeste brasileiro possuem ensino superior completo, sendo a maior porcentagem do País. A região também tem percentualmente mais pessoas que trabalham, alcançando 76%, com 38% trabalhando em período integral. Além disso, a maior proporção de pessoas que costumam viajar (74%) está aqui, bem como o mais elevado índice de migrantes em seus Estados. O Centro-Oeste registra ainda o maior percentual de praticantes de atividades físicas, com 77%.
Ademais, nenhuma outra região do País tem maior índice de adesão a pacotes de dados 4G e contas pós-pagas controle na telefonia móvel, com 23% e 43%, respectivamente. O mesmo vale para o percentual de telespectadores de canais fechados, chegando a 79%.
O levantamento identificou nacionalmente o cenário em relação a temas como educação, família, moradia, trabalho, tecnologia, hábitos de lazer e viagem e prática de atividades físicas, conforme os destaques abaixo:
Formação educacional
Os brasileiros estão estudando mais e 35% chegaram a completar o ensino superior. Quando perguntados sobre a formação do pai e da mãe, o índice de conclusão da faculdade é de, respectivamente 15% e 14%. Ou seja, a qualificação está evoluindo de uma geração para a outra. Porém, ainda há grande desigualdade entre as capitais e o interior, onde 2 em cada 10 pessoas estudaram apenas o ensino fundamental.
Composição familiar
A maioria dos lares brasileiros é comandado por famílias tradicionais, compostas por pai, mãe e filhos (50%). Na sequência, aparecem as famílias monoparentais, compostas por pai ou mãe solteiro e filhos (21%). Logo depois, os domicílios com casal sem filhos (17%). Dentre as regiões estudadas, Norte e Nordeste são as que registram maior índice de famílias tradicionais, com 53% e 51%, respectivamente. O Nordeste ainda divide o maior número de lares monoparentais com o Centro–Oeste (23% cada). Já a maior concentração de casais sem filhos está na região Sul (22%).
Migração
Sem fugir de suas raízes, 72% dos entrevistados são originários do Estado onde residem, com a região Nordeste concentrando o maior número de nativos, abrangendo 77% das pessoas. O Centro–Oeste foge ao padrão, sendo a única região do País em que o número de residentes nascidos em outros Estados é maior do que de nativos da região, 51% contra 49%.
Conectividade
O Nordeste concentra o maior número de consumidores de planos telefônicos pré–pagos (86%) e também é a região com mais brasileiros usando pacote de dados 3G (76%). Centro-Oeste, Sudeste e Sul dividem a primeira posição na adesão a planos pós-pagos, com 24% cada.
Turismo
No total, 64% dos brasileiros costumam viajar e, considerando apenas a classe C, 11% das pessoas já fizeram alguma viagem internacional, número ainda baixo, mas impensável até poucos anos atrás. Os nordestinos são os que demonstram maior interesse nos destinos nacionais e os Estados do Sudeste são os mais procurados pelos brasileiros: São Paulo (38%), Minas Gerais (28%) e Rio de Janeiro (26%). Para as viagens ao exterior, os destinos preferidos estão na América do Sul (59%), América do Norte (44%) e Europa (31%).
Consumo de mídia
Músicas, filmes e tecnologia são os assuntos mais procurados na internet em todas as regiões brasileiras. As pessoas do Sul são as mais interessadas em música. No Centro-Oeste, a preferência é por filmes e séries e o público do Nordeste busca mais conteúdos relacionados à tecnologia. Além disso, temas como viagem e carreira despertam interesse acima da média nas regiões Centro-Oeste e Norte.
A TV continua sendo um meio extremamente forte no País, com presença habitual para 94% dos brasileiros. Jornalismo, novelas e filmes são os conteúdos com maior audiência na TV aberta. Já nos canais pagos predominam filmes, séries e documentários. Os moradores do Sudeste são os que passam mais horas assistindo Televisão. Eles ficam, em média, 3,8 horas ligados na telinha. O maior percentual de telespectadores da TV aberta está no Nordeste.
O maior índice de pessoas que afirmam ler jornais ou revistas está na região Norte, com 72%. Levando em conta os meios impressos separadamente, a preferência pelas revistas tem o maior percentual no Nordeste, com 27%. Já as regiões Sudeste e Sul registram o índice mais alto de leitores de jornais, com 19%.
Prática de exercícios
As atividades físicas são praticadas regularmente por 67% dos brasileiros. Essa média aumenta no público de faixa etária entre 18 e 34 anos, chegando a 77%. O hábito de se exercitar diariamente é mais presente no Nordeste, abrangendo 28% das pessoas. A atividade mais comum em todas as regiões é a caminhada, envolvendo 66% do público. Na sequência vem musculação (30%), corrida (26%) e andar de bicicleta (25%). Aulas de ginástica como spinning, step e jump fazem parte da rotina de 9% das pessoas, mesmo índice de praticantes de natação.
Metodologia
A pesquisa quantitativa Consumidor Brasileiro foi realizada pela REDS, em fevereiro de 2016, com 1.933 entrevistas, em todas as regiões do País. O universo foi composto por homens e mulheres, entre 15 anos e 70 anos, das classes A, B e C (critério Brasil), moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, interior do Nordeste e região Norte, além das cidades de Salvador, Brasília, Campo Grande e Cuiabá. O estudo foi ponderado por classe social, sexo e região para reconstituir o perfil da população brasileira.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Richarlison e Amanda Araújo anunciam sexo e nome do filho: “Muita gratidão”
Richarlison e Amanda Araújo realizaram um Chá Revelação e descobriram o sexo do primeiro bebê que estão à espera; saiba detalhes
VÍDEO: Homem é amarrado por populares após destruir carros em rua do Pioneiros
Equipes da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar foram acionadas e o suspeito foi preso
Na despedida de Beto, amigos relembram feitos de ex-superintendente na cultura de MS: ‘pessoa incrível’
Roberto Figueiredo foi assassinado por após se negar a dar R$ 200 para adolescente
Sem acordo: moradores pedem indenização por fedor ‘insuportável’ de frigorífico em Campo Grande
JBS já manifestou desinteresse em conciliação devido ao grande número de ações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.