Diante da crise, consumidor pagou as contas e evitou negativar o nome em Campo Grande
Dados divulgados pela ACICG são referentes a dezembro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dados divulgados pela ACICG são referentes a dezembro
Diante de uma crise econômica que está atingindo muito gente, os moradores de Campo Grande preferiram comprar menos, pagar as contas e evitar negativar o nome durante o mês de dezembro. Os dados são da pesquisa divulgada nesta terça-feira (26), pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) com informações sobre o INC (Índice de Negativação do Comércio) e o IRC (Índice de Recuperação de Crédito).
De acordo com a pesquisa, em dezembro de 2015, o Índice de Negativação foi de 219 pontos, o mais baixo desde junho do mesmo ano, demonstrando uma tendência de redução quando comparado a novembro, quando atingiu 263.
Em comparação com os outros anos, houve um crescimento do índice em relação a dezembro de 2014, que foi 80 pontos, e que confirma a sazonalidade registrada nos anos anteriores de tendência de queda desse indicador a partir de agosto. Apesar de estar acima da média de 2014 (100 pontos), é possível perceber que em 2015, os consumidores buscaram equilibrar-se no decorrer do ano, diferentemente do que aconteceu no segundo semestre do ano anterior.
Já o índice de Recuperação em dezembro de 2015 foi de 435 pontos, contra 244 registrados em dezembro de 2014, 149 em 2013, e 141 em 2012, demonstrando um crescimento anual significativo da tendência de recuperação do crédito.
Conforme o economista da ACICG, Normann Kallmus o comportamento desse índice em 2015 explica-se por dois fatores: a campanha “Nome Limpo”, durante a qual as empresas associadas participantes ofereceram condições vantajosas para os clientes inadimplentes; e a utilização do 13º salário para liquidação das pendências.
Índices
INC/ACICG – O Índice de Negativação do Comércio é um indicador apurado a partir da evolução de dados de notificação de inadimplência dos consumidores, levantado pela ACICG, englobando as obrigações vencidas e não pagas entre empresas, registradas no INC-PJ (Pessoa Jurídica) e as obrigações vencidas e não pagas entre consumidores e empresas, notadas no INC-PF (Pessoa Física).
O INC/ACICG é construído a partir da evolução histórica desses dados. Considerando que a sazonalidade é uma característica da atividade comercial, o INC foi desenvolvido com base fixa definida pela média do desempenho do ano de 2014. Portanto, os valores acima de 100 pontos são os que ultrapassam a média obtida no ano de 2014, e os valores abaixo de 100 estão aquém da média.
IRC/ACIG – O Índice de Recuperação de Crédito, ao contrário do INC, registra os movimentos de regularização de pendências. É o índice que registra a tendência de pagamento das obrigações contraídas e que, por alguma razão, deixaram de ser liquidadas no tempo previsto.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.