De 2014 para 2015 o índice caiu de 74,6% para 68,4%

Os consumidores residenciais de estão menos satisfeitos com os serviços prestados pelas concessionárias de energia em 2015.

No ano passado, o índice de satisfação era de 78,9 %, este ano, caiu para 77,3%, pior resultado desde 2011 quando 76,7% dos consumidores do país avaliaram positivamente o serviço. Os dados estão na pesquisa anual da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), divulgada na quarta-feira (22).

Segundo a pesquisa, os consumidores mais insatisfeitos estão nas Regiões Norte e Centro-Oeste. De 2014 para 2015 o índice caiu de 74,6% para 68,4%.“No Norte nós tivemos uma série de fatores, eventos climáticos que prejudicaram o desempenho das distribuidoras”, justificou o presidente da Abradee, Nelson Leite.

No Sul, onde historicamente o serviço das distribuidoras é mais bem avaliado, este ano, também houve queda na avaliação positiva de 85,7% em 2014 para 83,9% .

Na Região Sudeste o índice se manteve estável em 77,3%. O Nordeste foi a única região brasileira que registrou melhora na avaliação: de 77.9 %, em 2014, para 78.1% em 2015.

Já que as distribuidoras não tem autonomia para fixar o preço da tarifa, o que é feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) , a pesquisa não leva em conta o preço da energia, apenas a qualidade do serviço prestado pelas distribuidoras sob diversos aspectos, o principal deles é a qualidade do fornecimento de energia.

O presidente da Abradee, avalia que a revisão tarifaria de energia aplicada no começo de 2015 não influenciou diretamente no resultado da pesquisa.A pesquisa foi feita de fevereiro a março, antes dos efeitos das altas de tarifas, mas já sob o regime de bandeiras tarifaria.

A pesquisa ouviu consumidores de mais de 39 mil residências em 1.280 municípios de todas as regiões do país e tem margem de erro de 1,3 ponto porcentual, para mais ou para menos.

A Abradee reúne 42 concessionárias de distribuição de energia – estatais e privadas – que juntas são responsáveis pelo atendimento de 98% dos consumidores brasileiros.