Mais de 1,6 mil consumidores ficam sem energia nesta segunda em MS

Em MS, foram afetados 1.661 consumidores, dos quais 1.266 em Corumbá

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em MS, foram afetados 1.661 consumidores, dos quais 1.266 em Corumbá

Mais de 1,6 mil consumidores ficaram sem energia elétrica em Mato Grosso do Sul, entre 13h54m e 14h43m desta segunda-feira (19). De acordo com a Enersul, o corte de carga, como foi chamado, é por conta de uma determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema).

Em MS, foram afetados 1.661 consumidores, dos quais 1.266 em Corumbá, 391 em Sidrolândia, 1 em Bodoquena e 3 em Campo Grande.  Com os procedimentos operacionais vigentes no setor elétrico, o corte de carga atingiu 39 MW.

De acordo com o ONS, a  partir das 14h55, mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN), restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica.

Na sequência, ocorreu a perda de unidades geradoras nas usinas Angra I, Volta Grande, Amador Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); Governador Ney Braga (Sul); totalizando 2.200 MW. Com isso, a frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hz, quando o normal é 60 Hz.

Ainda de acordo com o ONS,  visando restabelecer a frequência elétrica às suas condições normais, o ONS adotou medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema.

A partir das 15h45, a situação foi totalmente normalizada. Amanhã, dia 20 de janeiro de 2015, às 14h30, no Rio de Janeiro, o ONS se reunirá com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

gás de cozinha gasolina
Exposição acontece na próxima semana (Foto: Reprodução, redes sociais)