Avaliação do consumidor sobre mercado de trabalho piora 5,8% em agosto

A avaliação do consumidor brasileiro sobre o mercado de trabalho, medida pelo Indicador Coincidente de Desemprego, da FGV (Fundação Getulio Vargas), piorou 5,8% na passagem de julho para agosto deste ano. É a quinta piora consecutiva do indicador. Segundo a FGV, o resultado mostra que, na percepção dos consumidores, as condições do mercado de trabalho […]

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A avaliação do consumidor brasileiro sobre o mercado de trabalho, medida pelo Indicador Coincidente de Desemprego, da FGV (Fundação Getulio Vargas), piorou 5,8% na passagem de julho para agosto deste ano. É a quinta piora consecutiva do indicador.

Segundo a FGV, o resultado mostra que, na percepção dos consumidores, as condições do mercado de trabalho pioraram no mês passado. Entre as quatro faixas de renda analisadas, a principal piora foi observada na segunda mais alta (entre R$ 4.800 e R$ 9.600): 7,7%.

Outro índice da FGV, o Iaemp (Indicador Antecedente de Emprego), também mostrou resultado negativo em agosto. O indicador, que busca antecipar tendências do mercado de trabalho nos próximos meses, caiu 1,2%, a sexta queda consecutiva levando-o ao seu menor patamar desde maio de 2009.

O Iaemp é calculado com base na opinião de consumidores e empresários da indústria e de serviços. A queda foi provocada principalmente pelo otimismo de empresários de serviços em relação à tendência dos negócios nos próximos seis meses (-5,9%) e pela opinião dos empresários da indústria em relação à situação dos negócios (-2%).

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