Consumidor poderá checar de graça reputação de loja da Black Friday na internet

Os consumidores que quiserem verificar a reputação das lojas que participam da Black Friday contarão com uma ferramenta que ajuda a evitar golpes nessa grande liquidação “importada” do varejo americano. A ferramenta, chamada VocêConsulta Empresas, foi desenvolvida pela empresa de informações financeiras Serasa Experian e será oferecida gratuitamente durante a Black Friday, que o…

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Os consumidores que quiserem verificar a reputação das lojas que participam da Black Friday contarão com uma ferramenta que ajuda a evitar golpes nessa grande liquidação “importada” do varejo americano.

A ferramenta, chamada VocêConsulta Empresas, foi desenvolvida pela empresa de informações financeiras Serasa Experian e será oferecida gratuitamente durante a Black Friday, que ocorrerá na próxima sexta-feira (29).

Será possível consultar o CNPJ da loja e obter informações sobre razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, falências e existência legal da companhia consultada.

Além do produto, há também aplicativos que monitoram os preços da Black Friday e permitem verificar se os descontos são reais. O site Baixou, por exemplo, criou o “Baixou Agora”, que permite ao usuário conferir a variação do preço de um produto em determinada loja.

Essa é mais uma das medidas adotadas para tentar reduzir as reclamações registradas em 2012, que gerou punições a empresas participantes da liquidação.

Parcerias foram firmadas neste ano com órgãos de defesa do consumidor, como o Procon-SP, com sites de reclamação, como o Reclame Aqui, e o site oficial do evento, do portal Busca Descontos, além da câmara que representa o comércio eletrônico.

Devem participar neste ano 120 lojas, e a expectativa é alcançar R$ 340 milhões em vendas, com 850 mil pedidos. Em 2012, foram 77 participantes, 500 mil pedidos e R$ 217 milhões faturados.

Os principais problemas verificados na edição passada foram as falsas promoções e a falta de estrutura para atender a demanda de pedidos (congestionamento de sites, compras não sinalizadas, mau atendimento e risco de vazamento de informações).

FINANÇAS

Antes de aproveitar as promoções da Black Friday, é preciso se organizar financeiramente para não contrair dívidas desnecessárias.

Em primeiro lugar, verifique a real necessidade de adquirir o produto. Isso ajuda a evitar compras por impulso.

Caso decida que a oferta vale a pena, procure pagar à vista. Dessa forma, você evita parcelamentos que podem comprometer seu orçamento em 2014.

Confira, abaixo, dicas de como organizar seu orçamento.

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