O Procon de Mato Grosso do Sul divulgou nesta semana o número de atendimentos registrados dos últimos seis meses (julho a novembro). Os dados revelam que houve um aumento de quase três mil atendimentos, se comparados com o mesmo período em 2011.

Foram realizados 17.985 atendimentos a consumidores, já no mesmo período em 2011 este número foi de 15.450. Na liderança dos principais atendimentos estão os assuntos financeiros (8.722), seguidos dos serviços essenciais, a exemplo de água, energia e telefonia (4,441) e de problemas com produtos (2.183).

Em 2011, a maior parte dos problemas dos consumidores também estava relacionada aos assuntos financeiros, envolvendo casos de cobrança indevida ou abusiva. Para o superintendente do Procon, Alexandre Rezende, este aumento no atendimento é reflexo da credibilidade e da confiança que o consumidor tem na instituição.

“Este aumento demonstra a confiança que os consumidores têm no Procon, isso se deve ao atendimento sério de eficiência que estamos realizando”, comenta. Além do aumento nos atendimentos o Procon ainda registrou um acréscimo significativo dos processos finalizados.

Durante o último semestre deste ano a instituição finalizou 5.259 processos, sendo que no mesmo período de 2011 foram 2.591. Já o índice de resolução se manteve em 80%. “Estes dados refletem algumas alterações no procedimento da tramitação, nós diminuímos a burocracia, sem desrespeitar a lei e isto permitiu que os processos tramitassem de forma célere.

Este aumento é fundamental para acabar com a sensação de impunidade para com os fornecedores”, comenta o superintendente. Com o intuito de atender melhor a população o Procon terá um horário de funcionamento diferenciado neste fim de ano, para atender a demanda de aumento do consumo.

Durante esta semana o atendimento será até as 20 horas. Já no sábado, o órgão de defesa do consumidor funciona até às 17 horas. No período de segunda-feira (10) até sábado (22) o atendimento será até às 22 horas. No dia 24, véspera de Natal, o Procon atenderá até às 20 horas; e na véspera do ano novo (31), até as 18 horas.

Os interessados em ter acesso ao ranking de reclamações devem acessar o site oficial e para reclamações devem comparecer na sede da instituição que está localizada na rua Treze de Junho, 930, Centro, ou por meio do 151.