A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou proposta de redução média de 8,81% nas tarifas dos consumidores atendidos pela AES Eletropaulo. O índice, ainda preliminar, faz parte da terceira revisão tarifária periódica da concessionária, que é feita, geralmente, a cada quatro anos pela agência reguladora.

A distribuidora fornece energia elétrica para 6,3 milhões de unidades consumidoras na capital e em 23 cidades do estado de São Paulo. A tarifa da AES Eletropaulo é responsável por 21% da conta de luz de seus consumidores.

O restante é composto pelo custo da geração de energia que equivale a 35%, da transmissão 8%, e dos tributos e encargos 36%. Hoje (26), a Aneel está ouvindo a sociedade e recebendo contribuições de agentes do setor em uma audiência pública em São Paulo.

Os interessados no processo de revisão tarifária podem também enviar contribuições até o dia 11 para a agência. Após essa data, a diretoria da Aneel decidirá o índice final a ser praticado pela distribuidora a partir do dia 4 de julho.

A revisão tarifária da AES Eletropaulo deveria ter ocorrido no ano passado, mas foi adiada, segundo a Aneel, devido às discussões relativas à metodologia para o terceiro ciclo de revisões tarifárias.