O Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) de Dourados realizou nesta terça-feira a pesquisa de preço do combustível do município. Foi analisado o valor do álcool, da gasolina e do diesel em 42 postos da cidade.

O resultado obtido teve uma pequena variação comparada com a pesquisa realizada pelo setor de pesquisas do Procon no dia 4 de fevereiro deste ano. A gasolina sofreu uma pequena alta, enquanto o preço do álcool teve queda.

O aumento da gasolina foi de 2,5%. O preço médio do diesel não sofreu alteração e o álcool teve queda de 17,5%.

Já a variação entre o menor e o maior preço chegou a 8% na gasolina comum, a 25% no diesel e a 23% no álcool. Dos 42 postos pesquisados, o Auto Posto Bela Vista é o que apresentou menor preço nos três tipos de combustíveis.

O Procon alerta os consumidores que eles podem exigir a análise do combustível para descobrir o teor de álcool presente na gasolina. O teste deve ser feito pelo próprio funcionário do posto de combustível na frente do consumidor.

Cartão

A mesma equipe que realizou a pesquisa do preço dos combustíveis aproveitou a oportunidade para verificar como está a aceitação do uso do cartão de crédito pelos postos de combustíveis. Constatou-se que 12% dos postos de combustível não estão utilizando cartão de crédito para comercialização do combustível. Na pesquisa realizada em fevereiro verificou-se que 38% dos estabelecimentos não aceitavam o cartão.