Juros do cheque especial chegam a 12% ao mês, aponta Procon
O Procon/MS realizou uma pesquisa para avaliar as taxas de juros cobradas por sete instituições bancárias em Campo Grande. Para empréstimo pessoal a taxa média cobrada é de 5,04% ao mês, enquanto para o cheque especial é de 8,98% no mesmo período. O levantamento foi feito na quarta-feira (27) em agências do Banco do Brasil, Bradesco, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Procon/MS realizou uma pesquisa para avaliar as taxas de juros cobradas por sete instituições bancárias em Campo Grande. Para empréstimo pessoal a taxa média cobrada é de 5,04% ao mês, enquanto para o cheque especial é de 8,98% no mesmo período.
O levantamento foi feito na quarta-feira (27) em agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander. As maiores taxas para empréstimo pessoal são do banco Itaú (6,02%) e Bradesco (5,50%) e as menores do Safra (4,09%) e Caixa Econômica Federal (4,78%).
No cheque especial o banco Safra cobra percentual mais elevado, 12%, seguido do Santander, que aplica taxa de 9,55% ao mês. Em contraposição, as instituições financeiras com menores taxas são a Caixa Econômica Federal (7,15%) e o Banco do Brasil (7,86%).
O superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, explica que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independentemente do canal de contratação. Para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.
Na opinião de Ribeiro, as taxas ainda são altas e a contratação de empréstimos continua sendo uma operação arriscada, se não for bem planejada.
“Estamos assistindo a uma expansão do crédito. A parcela da renda do consumidor destinada ao pagamento de juros vem aumentando consideravelmente, fruto de financiamentos cada vez mais longos”, argumenta.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.