Inflação medida pelo IGP-DI desacelera em junho com deflação nos preços ao consumidor
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getulio Vargas (FGV) foi de 0,34% em junho. A taxa é bem menor do que a registrada em maio, de 1,57%. O indicador, divulgado hoje (7), tem como base pesquisa de preços coletados entre os dias 1º e 30 de junho. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getulio Vargas (FGV) foi de 0,34% em junho. A taxa é bem menor do que a registrada em maio, de 1,57%. O indicador, divulgado hoje (7), tem como base pesquisa de preços coletados entre os dias 1º e 30 de junho.
Os três índices que compõem o IGP-DI contribuíram para a desaceleração. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou inflação de 0,43%, bem menor que a de maio, que ficou em 2,06%. A redução do IPA foi puxada por itens como materiais e componentes para manufatura (de 1,05% em maio para 0,09% em junho), minério de ferro (75,19% para 5,77%), leite in natura (5,37% para –2,00%) e suínos (3,1% para –3,43%).
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou deflação de 0,21% em junho contra inflação de 0,21% no mês anterior. Seis das sete classes de despesa que compõem o IPC apresentaram queda dos preços: alimentação (de –0,34% em maio para –1,32% em junho), habitação (0,65% para 0,29%), vestuário (0,99% para 0,71%), educação, leitura e recreação (0,17% para 0,01%), saúde e cuidados pessoais (0,58% para 0,46%) e transportes (-0,18% para -0,21%). Apenas o grupo despesas diversas destoou, passando de 0,36% em maio para 0,6% em junho.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou variação de 1,09% em junho, contra 1,81% do mês anterior. Dos três grupos que formam o índice, apenas mão de obra contribuiu com a desaceleração, passando de 3,13% em maio para 1,30% em junho. Os preços de materiais e equipamentos, que em maio registraram variação de 0,61%, subiram 0,94% em junho. E a inflação dos serviços passou de 0,57% para 0,71%.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.