A gerência Comercial e de Relações Institucionais da Sanesul, com sede em Três Lagoas, já se preparou para receber as reclamações quanto à leitura nos hidrômetros. Segundo a Gerente Comercial, Sueli Luzia Nogueira, o consumidor costuma reclamar quando sua conta vem com valores diferentes dos que costuma pagar. Essa alteração de valor se deve, na maioria das vezes, por vazamentos na área interna do domicílio ou estabelecimento comercial do cliente.

Quando houver esse tipo de problema, o consumidor deve ligar para o número 195 ou procurar o escritório da Sanesul para que seja feita uma verificação do vazamento ou se há algum problema no hidrômetro. As pessoas, no entanto, têm adotado a postura de não pagar a conta e não comunicar a Sanesul do que está ocorrendo. Isso leva a empresa a provocar o corte do fornecimento d´água, gerando transtorno para ambas as partes.

Há uma norma interna que determina a revisão de leituras e retificação de contas apenas uma vez a cada seis meses, como forma de motivar o consumidor a fazer manutenção de suas instalações hidráulicas com mais freqüência.