Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vinagre e armários bem arejados: costureira dá dicas de como secar roupas no frio e evitar mau-cheiro 

Dicas simples, mas eficazes, podem fazer toda a diferença na rotina
Idaicy Solano -
freepik
Truques simples podem fazer a diferença na hora de lavar e secar as roupas durante o frio (Reprodução, Freepik)

Com a chegada do , os casacos saem do guarda-roupa, e com eles, surgem também os desafios típicos da estação: secagem demorada, odores desagradáveis e acúmulo de umidade. Para manter o armário sempre cheiroso e as bem cuidadas, mesmo nos dias gelados, dicas simples, mas eficazes, podem fazer toda a diferença na rotina.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

De acordo com a costureira Sandra Rodrigues, a baixa umidade do período de inverno favorece a evaporação da água das peças, porém a baixa temperatura deixa esse processo lento. Logo, esta é uma combinação que não está a nosso favor. 

Por isso, alguns macetes durante o processo de lavagem, secagem e armazenamento das peças são essenciais para evitar que as roupas acabem com odores indesejados. 

Abaixo, você confere um guia com dicas de como manusear as roupas em dias frios e truques para uma secagem mais rápida e eficaz, elaborado por Sandra.

Onde estender as roupas? 

Quando o está frio e chuvoso, não há para onde correr. A dica da costureira é optar por locais ventilados e arejados e investir em varais móveis. Eles são uma boa opção para dias frios, pois é possível deslocá-los para os melhores lugares da casa para fazer a secagem das roupas.

Truques para acelerar a secagem

De acordo com a costureira, um truque para acelerar a secagem das roupas é estender toalhas secas entre as peças no varal, pois elas ajudam a absorver umidade e Também é recomendado não estender as peças muito próximas uma das outras e evitar ambientes sem ventilação. 

Como evitar mau-cheiro 

Para evitar o mau cheiro, Sandra recomenda secar as peças pelo lado avesso e substituir o uso de amaciante por vinagre de álcool branco. Se a roupa ficou com mau cheiro, a costureira já adianta que não existe receita ‘mágica’, e a única solução é repetir a lavagem.

Dicas extras 

Durante o frio, a costureira recomenda manter os armários onde são guardados as peças de roupas mais pesadas, como tricôs e lãs, ventilados. A dica é deixar as portas abertas por, pelo menos, 30 minutos por dia. 

Outra opção para guardar as peças de lã, é armazená-las em saquinhos de TNT, pois isso prolonga o cheiro da lavagem e evita odores indesejados.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre em troca de tiros e droga é apreendida no Centenário

Conciliação no STF mantém marco temporal para terras indígenas

Debate do PT em Campo Grande discute eleições internas e sucessão de Lula

Por falta de dinheiro, ANP suspenderá fiscalização de combustíveis em julho

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Detran-MS gasta R$ 35 milhões com radares que não estão multando

Homem morre em troca de tiros e droga é apreendida no Centenário

Prefeitura oferece acolhimento em ponto de apoio para invasores de terreno no Jardim Tijuca, mas população recusa

Últimas Notícias

Sem Categoria

Motociclista morre ao colidir em traseira de carreta estacionada

s circunstâncias do acidente são apuradas pela polícia

Polícia

Jaguatirica é resgatada pela PMA em quintal de residência

Não havia sinais de ferimentos ou estresse no animal

Esportes

Porto e Al-Ahly fazem duelo insano com gols brasileiros e se despedem do Mundial sem vitória

Empate por 4 a 4 refletiu não apenas o volume ofensivo das duas equipes

Esportes

Palmeiras reage, busca empate com o Inter Miami e encara Botafogo nas oitavas do Mundial

Perdia por 2 a 0 até os 35 do segundo tempo