A vacinação contra a dengue foi ampliada pela segunda vez nesta quarta-feira (15) pela Prefeitura de Campo Grande, mas as doses para o novo público já acabaram. Agora, restam apenas as doses para o público prioritário: de 10 a 14 anos.
O Midiamax percorreu quatro unidades de saúde no início da manhã desta quinta-feira (16) para verificar como estava a adesão da população, mas em três locais já não havia doses.
Mais tarde, a Sesau divulgou nota informando que 3.139 doses foram disponibilizadas para esse novo público, e que foram todas utilizadas. “A Sesau destaca que, apesar do esgotamento das doses destinadas à campanha temporária, a cidade ainda conta com cerca de 16 mil doses em estoque destinadas ao público inicial da campanha, de 10 a 14 anos de idade”.
USF Alves Pereira
O primeiro local visitado foi a USF (Unidade de Saúde da Família) Alves Pereira, na Rua Filomena Segundo Nascimento, uma das 74 existentes na capital.
Na divulgação sobre a ampliação feita nesta quarta-feira pela prefeitura, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que “a vacinação está disponível exclusivamente nas 74 Unidades de Saúde da Família de Campo Grande, durante o horário de funcionamento das unidades”.
No entanto, o local não recebeu doses a mais, apenas para o grupo habitual, alvo da imunização antes da ampliação.
USF Jardim Botafogo
O mesmo aconteceu na unidade do Jardim Botafogo, localizada na Rua Cascais, onde também não havia doses da vacina. Um funcionário afirmou que o posto de saúde recebe doses semanalmente, geralmente às terças à tarde, por isso não havia doses para quem fazia parte do grupo ampliado.
Além disso, ele foi informado de que deveria orientar a população a procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima, onde possivelmente haveria doses.
No início desta semana, a Sesau informou que 7 unidades de saúde contavam com aplicação da vacinação para o público convencional. Agora, dessas 7, apenas 5 têm vacinas, e só para o público de 10 a 14 anos:
- UBS 26 de Agosto
- UBS Coronel Antonino
- UBS Tiradentes
- UBS Noroeste
- UBS Dona Neta
UBS Dona Neta
Na UBS Dona Neta, que fica na Rua Corá, no bairro Guanandi, havia doses disponíveis para o público convencional e o ampliado, mas a procura não era alta.
UBSF Portal Caiobá
Já na unidade de saúde do Portal Caiobá, localizada na Rua Ilha de Marajó, as doses já haviam acabado e não havia previsão de reposição.
Uma das funcionárias abordadas pelo Midiamax disse que havia sido informada que nas unidades dos bairros Bonança, Tarumã e São Conrado ainda existiam doses disponíveis, no entanto, poderiam acabar a qualquer momento.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.