A diretoria da Uefa-MS (União Esportiva de Futebol Amador do Mato Grosso do Sul) informou, nesta terça-feira (1°), que afastou os atletas envolvidos na briga generalizada do jogo de futebol, conhecido como ‘Terrão’, no bairro Santa Mônica, em Campo Grande. O caso aconteceu na manhã deste domingo (29).
Segundo a nota, a organização do campeonato amador do bairro enviou um relatório sobre o episódio, envolvendo três times: Romana/Carioca, Os Tochas/Jocker e Lava Jato Jardim Aeroporto. Um torcedor também foi identificado na participação da confusão.
“Os atletas mencionados estarão temporariamente afastados de todas as competições vinculadas à UEFAMS até que as respectivas diretorias responsáveis pelo caso concluam suas investigações. Caso sejam identificados outros atletas envolvidos, estes deverão ser incluídos na lista de suspensão de forma imediata”, diz a nota assinada pelo presidente Cleiton Ferreira.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Além disso, a entidade ressaltou que repudia comportamentos violentos e desrespeitosos que vão contra a integridade do esporte. Portanto, as medidas adotadas reintegram as ações educativas e disciplinares rigorosas para evitar que incidentes dessa natureza se repitam.
“O respeito e a civilidade devem ser os valores que prevalecem em todas as competições esportivas, assegurando um ambiente seguro e acolhedor para todos. Neste sentido, conclamamos equipes, torcedores e organizadores de eventos esportivos a se comprometerem em promover a paz e a harmonia no esporte. A disciplina, o respeito mútuo e a construção de um ambiente familiar saudável devem ser pilares inegociáveis de qualquer competição”.
A Uefa-MS ainda convocou os diretores do Conselho Disciplinar para uma assembleia, marcada para o dia 7 de julho, com o intuito de deliberar sobre as providências cabíveis em relação ao ocorrido, juntamente com a Comissão Disciplinar da competição local que será formada.
Confusão generalizada
Imagens registradas indicam a troca de agressões, com direito a cadeiradas e garrafadas, que interromperam o jogo de futebol. O Jornal Midiamax apurou que a briga começou no segundo tempo do jogo, quando um atleta partiu para cima de um torcedor. “Teve de tudo, entre socos, garrafas, veículos danificados, duas motos derrubadas e cadeiras voando”, diz uma testemunha que não quis se identificar.
No vídeo enviado à reportagem é possível ver que parte dos jogadores fugiu da confusão. Além disso, a imagem também mostra que uma mulher arremessa cadeira de plástico contra outra pessoa e motos estão caídas no chão.
A briga durou poucos minutos e o jogo foi encerrado antes do previsto, porque aconteceram outros princípios de confusão. A organização do campeonato decidiu cancelar outros jogos que estavam previstos para este domingo. Para a testemunha ouvida pela reportagem, confusões deste tipo são comuns no futebol amador de Campo Grande.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***