Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Sob nova direção’, serviços para CACs de MS ganham novas datas

PF assume controle total sobre CACs a partir desta terça-feira
Fábio Oruê -
tiro cacs pf
Tiro esportivo pode entrar nas escolas (Reprodução, Freepik)

Agora sob responsabilidade da Polícia Federal, a partir de 1º de julho, a prestação de serviço para CACs (Caçadores excepcionais, Atiradores desportivos e Colecionadores de armas de fogo, munições e acessórios) terá novas datas para começar em .

Portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (30) traz o cronograma para o início dos serviços aos CACs. O Exército Brasileiro ficava responsável antes das mudanças na legislação.

Com isso, os federais passarão a ter responsabilidade pelo porte de trânsito, controle e fiscalização de armas, munições e acessórios.

Para a execução dessa nova e complexa atribuição, a PF contará com apenas 600 servidores qualificados, conforme anunciado pelo próprio departamento em maio deste ano. O número causa preocupação, já que a mesma função era anteriormente exercida por 2,2 mil militares do Exército Brasileiro.

Novas datas

O cronograma, assinado pelo Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, traz o início dos serviços ao CACs. Entretanto, já a partir desta terça, os serviços de emissão de Guia de Tráfego ficam disponíveis em todas as unidades da Polícia Federal.

A Guia de Tráfego autoriza o transporte de armas de fogo, munições e acessórios entre a residência até o local da prática.

Confira outras datas:

  • 1º de agosto de 2025: os serviços de concessão de CR (Certificado de Registro), apostilamento de endereço, de documento e de atividade e revalidação de CR.
  • 18 de agosto de 2025: os serviços de cancelamento de registro, aquisição de arma de fogo, registro de arma de fogo e renovação de CRAF (Certificado de Registro de Arma de Fogo).
  • 29 de agosto de 2025: os serviços de gerenciamento de nível de atirador, transferência de propriedade de armas de fogo e gestão de recursos de processo.

Entretanto, os prazos apostilamento ficam suspensos até esta terça-feira (1º).

Mudança de ‘gerência’ dos CACs

A transferência da gestão dos CACs faz parte da implementação do Decreto n° 11.615/2023, que regulamenta a gestão das armas de fogo no país.

Para tentar lidar com a nova demanda, a PF solicitou ao Ministério da Justiça e a criação de 60 cargos de chefia:

  • 1 de coordenador-geral
  • 4 de chefes de divisão
  • 1 de serviço administrativo
  • 27 de chefes de delegacias de armas
  • 27 de delegados regionais de polícia administrativa

Assim, a PF também anunciou a criação de Delegacias de Controle de Armas nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, além de 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias federais no interior do país, totalizando 123 novas estruturas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arrecadação com as bets dispara, enquanto regulação aumenta

Homem tenta fugir, mas acaba preso com 78 kg de maconha na BR-262

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Incêndio destrói duas lojas de produtos importados em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

depac centro

Ao buscar namorada, homem leva soco de ex da mulher e aciona a polícia

Últimas Notícias

Cotidiano

Homem que havia desaparecido no Bairro São Francisco é encontrado em chácara de Campo Grande

Ao Midiamax, os familiares contaram que Bruno retornou para casa nesta segunda-feira

Polícia

Desdobramentos de operação em Corumbá revelam transporte clandestino de fetos de animais

Foram encontrados 25 fetos de lhama e 10 fetos de porco empalhados

Polícia

‘Te amarei sempre’: amigos e familiares lamentam morte de professor em Sidrolândia

Lindomar foi encontrado morto na manhã deste domingo, em uma estrada vicinal de um assentamento

Política

Decoração natalina patrocinada e mais 3 projetos serão analisados pela Câmara de Campo Grande nesta terça

Propostas relacionadas à geração de emprego, decoração natalina, atendimento ao cidadão e campanha de saúde estão previstas para votação